Resumo
Introdução: Às tecnologias educacionais desenvolvidas para o cuidado à criança com gastrostomia podem auxiliar a direcionar as práticas educativas e de cuidados atuais. Objetivo: Identificar as evidências disponíveis sobre as tecnologias educacionais desenvolvidas para o cuidado à criança com gastrostomia. Método: Trata-se de uma revisão integrativa que considerou a pesquisa nas bases de dados: Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica, Base de Dados de Enfermagem e Google Acadêmico. Resultados: As tecnologias encontradas foram do tipo leve-duras, incluindo cartilhas, procedimentos operacionais padrão, manuais educativos e vídeos. Conclusão: As tecnologias disponíveis são utilizadas pela enfermagem, desempenhando um papel fundamental na educação em saúde dos cuidadores de crianças com gastrostomia, especialmente em relação a complicações e manuseio do tubo para alimentação, limpeza e banho.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.018-021