Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

Desalinhamentos entre o discurso e os estudos gramaticais na educação básica brasileira

Aguiar MS;
Carvalho AIM

Maycon Silva Aguiar

Andrey Istvan Mendes Carvalho


Resumo

Neste artigo, delineamos a tensão em curso entre o ensino baseado na gramática e o ensino baseado no discurso na Educação Básica brasileira. Historicamente, instituições como o Colégio Pedro II equilibraram o ensino gramatical com estudos retóricos e estilísticos; documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Brasil, 1996) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998) enfatizam a importância da integração da gramática com o uso da língua materna em contextos reais; reformas curriculares, como a de 1981 no Colégio Pedro II, refletiram mudanças na ênfase dada à gramática, enquanto abordagens mais recentes, defendidas por linguistas como Possenti (1996) e Moura Neves (2011), propõem uma maior valorização do uso da língua. Nesse sentido, defendemos a integração do ensino baseado na gramática e no discurso (texto) na perspectiva da semiótica discursiva, que analisa a construção do sentido em três níveis: o fundamental, o narrativo e o discursivo. Por meio de análises de manchetes do portal G1, ilustramos que aspectos gramaticais e discursivos podem ser ensinados em conjunto e reforçamos a importância de uma abordagem bidirecional para uma aprendizagem formal eficiente da língua nativa.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.015-014


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Maycon Silva Aguiar, Andrey Istvan Mendes Carvalho

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Maycon Silva Aguiar
  • Andrey Istvan Mendes Carvalho