Fatores de (in)satisfação com a autoimagem corporal na adolescência
Palavras-chave:
Adolescence, Physical Condition, (Dis)satisfaction with Body Self-Image, Academic AchievementResumo
Na adolescência, os jovens têm que se adaptar a transformações quase radicais, sendo a (in)satisfação com a autoimagem corporal uma realidade.
O objetivo desta pesquisa é determinar a relação entre a condição física e a (in)satisfação com a autoimagem corporal. Conhecer como a (in)satisfação com a autoimagem corporal se relaciona com o masculino versus feminino e analisar a associação com o desempenho académico a nível global, de acordo com o género e a idade. Participaram 1517 adolescentes, 701 do sexo masculino (46,18%), com idades entre 12 e 17 anos.
A condição física foi avaliada pelo Fitnessgram, a (in)satisfação com a autoimagem corporal, por meio da Escala de Silhuetas de Collins (1991), adaptada por Simões (2014), e o desempenho acadêmico pela média aritmética das disciplinas curriculares.
Houve relação estatisticamente significativa entre os grupos de (in)satisfação com a autoimagem corporal e nível de aptidão física na amostra global e no sexo masculino.
As associações entre (in)satisfação com a imagem corporal e desempenho acadêmico, global, masculino e feminino, não são significativas (p < 0,05). Entre idade e (in)satisfação com a autoimagem corporal globalmente e em mulheres, as correlações são negativas, significativas e fracas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 José Francisco Nunes Guilherme, Carla Alexandra Ramalho de Sena Martins, Maria Cristina de Oliveira Salgados Nunes, Saúl Neves de Jesus

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.