Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo identificar os desafios para a conclusão do processo formativo de alunos matriculados no Programa de Educação para jovens e adultos, considerando a percepção dos docentes, em escolas de Belo Horizonte. Para fundamentação teórica do estudo foram expostos os processos que buscam legitimar o cerne e a evolução do ensino de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, bem como apresentar a trajetória histórica dessa modalidade de ensino, tendo por referência os trabalhos de Haddad (2.000); DI Pierro; Joia, Ribeiro, (2.001); os marcos legais disponibilizados pelo MEC (2003); além da caracterização do perfil desses estudantes baseado nos dados do Censo da Educação Básica (2.020). A estratégia metodológica adotou quanto a natureza, pesquisa aplicada com abordagem quantitativa, sendo classificada como descritiva, com técnica de estudo de caso. Os resultados apontam que os alunos do EJA são trabalhadores que estudam e que os principais desafios para conclusão do processo formativo consistem em conciliar trabalho e estudo; cansaço; adaptação a heterogeneidade das turmas; a estrutura das salas; e foco decorrente de outras preocupações. O estudo poderá contribuir com o desenvolvimento de estratégias de políticas educacionais com foco na redução da evasão nessa modalidade de ensino.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.015-001