Os desafios para a formação na modalidade de ensino de jovens e adultos: Em evidência a percepção dos docentes de Belo Horizonte
Palavras-chave:
Youth and Adult Education 1, EJA 2, Learning 3Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo identificar os desafios para a conclusão do processo formativo de alunos matriculados no Programa de Educação para jovens e adultos, considerando a percepção dos docentes, em escolas de Belo Horizonte. Para fundamentação teórica do estudo foram expostos os processos que buscam legitimar o cerne e a evolução do ensino de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, bem como apresentar a trajetória histórica dessa modalidade de ensino, tendo por referência os trabalhos de Haddad (2.000); DI Pierro; Joia, Ribeiro, (2.001); os marcos legais disponibilizados pelo MEC (2003); além da caracterização do perfil desses estudantes baseado nos dados do Censo da Educação Básica (2.020). A estratégia metodológica adotou quanto a natureza, pesquisa aplicada com abordagem quantitativa, sendo classificada como descritiva, com técnica de estudo de caso. Os resultados apontam que os alunos do EJA são trabalhadores que estudam e que os principais desafios para conclusão do processo formativo consistem em conciliar trabalho e estudo; cansaço; adaptação a heterogeneidade das turmas; a estrutura das salas; e foco decorrente de outras preocupações. O estudo poderá contribuir com o desenvolvimento de estratégias de políticas educacionais com foco na redução da evasão nessa modalidade de ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Leila Vaz da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.