Educação Financeira no ensino básico
Palavras-chave:
Educação financeira, Matemática Financeira, Sequências DidáticasResumo
O ensino de educação financeira é capaz de promover mudanças significativas no hábito de consumo, trazendo benefícios econômicos nas despesas pessoais e economia do país como um todo. Considerando isso, o principal objetivo deste trabalho é apresentar sequências didáticas envolvendo o ensino de educação financeira para alunos do ensino fundamental e médio, verificando seu nível de conhecimento com relação a bons hábitos, poupança e investimentos. Para isso, é apresentado um este estudo sobre o estado da arte do ensino da educação financeira, o planejamento e etapas necessárias para a independência financeira e também sobre conceitos preliminares da matemática financeira. A partir das sequências didáticas propostas, busca-se quebrar barreiras que afastem alunos de baixa renda da educação financeira, incentivando-os em sua capacidade, desde que recebam a orientação correta. Acreditamos que o estudo proposto nesse trabalho pode contribuir significativamente no ensino da educação básica iniciando-se pela orientação de educadores, que também provavelmente não receberam esses ensinamentos de modo específico ao longo de sua vida ou formação acadêmica.
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Copyright (c) 2023 Gleisson Barros da Silva, Maria Joseane Felipe Guedes Macêdo, Antônia Jocivania Pinheiro

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