Educação Financeira no ensino básico
Keywords:
Educação financeira, Matemática Financeira, Sequências DidáticasAbstract
O ensino de educação financeira é capaz de promover mudanças significativas no hábito de consumo, trazendo benefícios econômicos nas despesas pessoais e economia do país como um todo. Considerando isso, o principal objetivo deste trabalho é apresentar sequências didáticas envolvendo o ensino de educação financeira para alunos do ensino fundamental e médio, verificando seu nível de conhecimento com relação a bons hábitos, poupança e investimentos. Para isso, é apresentado um este estudo sobre o estado da arte do ensino da educação financeira, o planejamento e etapas necessárias para a independência financeira e também sobre conceitos preliminares da matemática financeira. A partir das sequências didáticas propostas, busca-se quebrar barreiras que afastem alunos de baixa renda da educação financeira, incentivando-os em sua capacidade, desde que recebam a orientação correta. Acreditamos que o estudo proposto nesse trabalho pode contribuir significativamente no ensino da educação básica iniciando-se pela orientação de educadores, que também provavelmente não receberam esses ensinamentos de modo específico ao longo de sua vida ou formação acadêmica.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Gleisson Barros da Silva, Maria Joseane Felipe Guedes Macêdo, Antônia Jocivania Pinheiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.