Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

Desenvolvimento de um espectrofotômetro de baixo custo como recurso didático no ensino de Química

Gomes DOC;
de Lima JF;
de Almeida JCL;
Dantas LFS

Daphne Oliveira Costa Gomes

Juliana Fonseca de Lima

Jessica Cruz de Luca de Almeida

Luiz Felipe Santoro Dantas


Resumo

A espectroscopia não é trabalhada no ensino médio, mas pode auxiliar em conteúdos obrigatórios nessa fase escolar. Na literatura, há trabalhos que relatam o uso da espectroscopia no ensino de física, mas poucos são os que a relacionam com a química e os que o fazem, geralmente falam sobre química geral. Desta forma, este trabalho relaciona o uso da espectroscopia ao ensino de soluções químicas, dada a importância dos conceitos referentes ao conteúdo de soluções no Ensino de Química e da espectroscopia, desenvolveu-se um espectrofotômetro com materiais reutilizáveis e de baixo custo, a fim de possibilitar sua replicação nas aulas experimentais ministradas em escolas. Além da relevância de aulas práticas foram destacadas as relações entre a espectroscopia e o estudo de soluções químicas, conteúdo aplicado no 2º ano do ensino médio por meio de proposta criada com sequência de 6 aulas para conceituação de soluções, explicações sobre o equipamento e sua associação com soluções e a prática final em que o aluno pode ter contato com o espectrofotômetro construído e realizar medidas. A sequência de aulas sugeridas possui planos de aula e métodos de avaliação recomendados. Com base na aula prática o equipamento foi testado e validado utilizando um espectrofotômetro real do laboratório de química da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, concluindo que o equipamento pode ser utilizado para o ensino de soluções em aulas práticas de forma qualitativa.

 

DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-036


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Daphne Oliveira Costa Gomes, Juliana Fonseca de Lima, Jessica Cruz de Luca de Almeida, Luiz Felipe Santoro Dantas

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Daphne Oliveira Costa Gomes
  • Juliana Fonseca de Lima
  • Jessica Cruz de Luca de Almeida
  • Luiz Felipe Santoro Dantas