Abstract
A espectroscopia não é trabalhada no ensino médio, mas pode auxiliar em conteúdos obrigatórios nessa fase escolar. Na literatura, há trabalhos que relatam o uso da espectroscopia no ensino de física, mas poucos são os que a relacionam com a química e os que o fazem, geralmente falam sobre química geral. Desta forma, este trabalho relaciona o uso da espectroscopia ao ensino de soluções químicas, dada a importância dos conceitos referentes ao conteúdo de soluções no Ensino de Química e da espectroscopia, desenvolveu-se um espectrofotômetro com materiais reutilizáveis e de baixo custo, a fim de possibilitar sua replicação nas aulas experimentais ministradas em escolas. Além da relevância de aulas práticas foram destacadas as relações entre a espectroscopia e o estudo de soluções químicas, conteúdo aplicado no 2º ano do ensino médio por meio de proposta criada com sequência de 6 aulas para conceituação de soluções, explicações sobre o equipamento e sua associação com soluções e a prática final em que o aluno pode ter contato com o espectrofotômetro construído e realizar medidas. A sequência de aulas sugeridas possui planos de aula e métodos de avaliação recomendados. Com base na aula prática o equipamento foi testado e validado utilizando um espectrofotômetro real do laboratório de química da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, concluindo que o equipamento pode ser utilizado para o ensino de soluções em aulas práticas de forma qualitativa.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-036