Resumo
Enquanto área do conhecimento, a educação física foi historicamente atrelada a concepções imperantes de cada época, no entanto, com o passar do tempo, mostrou-se de suma importância para coletividade, fortaleceu-se e se consolidou como componente curricular obrigatório na educação básica. No entanto, as alterações realizadas na legislação educacional brasileira podem influenciar diretamente nessa consolidação. Assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar as discussões científicas sobre as implicações que a educação física escolar brasileira enfrentará após a reforma do ensino médio. Para tanto, utilizou-se como método de investigação, a revisão integrativa, com objetivo exploratório, descritivo e abordagem qualitativa. Para obtenção e construção dos resultados, os estudos foram selecionados nas bases de dados: Bireme, Lilacs, Medline e SciElo. Foram obtidos 34 artigos no total, e após aplicação dos critérios de inclusão, foram analisados 7 trabalhos, sintetizados em um quadro comparativo. Após correlacionar os respectivos estudos com as alterações feitas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9394/96 e com a versão final da Base Nacional Comum Curricular para o ensino médio, constatou-se que a educação física escolar especificamente no ensino médio, enfrentará implicações que a conduzirá a uma nova crise, sobretudo de legitimidade, e com isso, dificuldades para materializar-se enquanto currículo. Implicações essas que afetarão diretamente a atuação do professor de educação física e na formação acadêmica em educação física.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-036