Jogos escolares: Desafios enfrentados pelos professores de educação física - Uma revisão integrativa
Palavras-chave:
Education, School Games, TeachersResumo
A realização dos jogos escolares é um desafio para a comunidade escolar devido à escassez de recursos financeiros e à efetiva participação dos alunos e professores. Este estudo objetiva analisar os desafios enfrentados pelos professores de Educação Física nos Jogos Escolares, buscando investigar nas literaturas existentes suas dificuldades e possíveis soluções para garantir a participação efetiva desses eventos. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa, com palavras-chave como "jogos escolares", "professor de educação física", "jogo esportivo", "dificuldades" e "desafios". As bases de dados consultadas foram Capes, Lilacs e SciELO. Os resultados revelaram obstáculos como a falta de recursos financeiros e infraestrutura adequada, incluindo espaços físicos insuficientes e escassez de materiais esportivos. Esses desafios impactam negativamente a realização dos Jogos Escolares e desmotivam tanto os professores quanto os alunos. Em conclusão, ao analisar os desafios enfrentados pelos professores de Educação Física nos Jogos Escolares, quatro pontos importantes emergem: a necessidade de formação adequada dos professores, a diversificação das abordagens pedagógicas, o reconhecimento dos benefícios dos jogos para o aprendizado dos alunos e a promoção da inclusão e igualdade de gênero.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Milena Braga Moraes, Renato do Socorro da Silva Lourenço, Rosângela Lima da Silva, Fernanda Silva do Monte, Francivaldo José da Conceição Mendes, Jose Robertto Zaffalon Junior, Smayk Barbosa Sousa, Alesandra Negrete Cabreira, Juliane Umann Cabreira, Jorge Farias de Oliveira, Gileno Edu Lameira de Melo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.