Recursos educacionais digitais e a sala de aula invertida no ensino de epidemiologia para graduação em enfermagem

Autores

  • Jonathan Costa Freire
  • Raphaela dos Santos Calazans
  • Carolina Vilela Santos da Silva
  • Beatriz Souza de Andrade
  • Kamile Santos Siqueira Gevú
  • José Carlos Amaral Gevú
  • Lorena Martins Barcelos
  • Adriana Medeiros Braga
  • Maria Eduarda Alves Heringer
  • Rafael Costa Freire

Palavras-chave:

Teaching, Epidemiology, Nursing, Educational Technology, Universities

Resumo

Objetivo: Descrever o processo de ensino e aprendizagem da disciplina de epidemiologia para a enfermagem, com a utilização do método de “sala de aula invertida” e recursos educacionais digitais, em uma instituição de ensino superior. Métodos: Trata-se de estudo descritivo, de abordagem qualitativa, tipo relato de experiência, realizado durante o primeiro e o segundo semestres de 2022, em duas turmas, com 41 discentes no total. Aplicou-se a sala de aula invertida com a mediação tecnológica do Google Classroom™ como ambiente virtual de aprendizagem. Utilizaram-se materiais bibliográficos e audiovisuais para o estudo dos conteúdos, o que incluiu, também, a resolução prática de exercícios, a apresentação de seminários e a realização de projetos de pesquisa. Resultados: Observou-se que essa metodologia ativa possibilitou o estímulo ao pensamento crítico, a integração entre teoria e prática, o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, o engajamento ativo, um melhor aproveitamento do tempo e uma maior apropriação dos conteúdos pelos discentes, sendo o acompanhamento docente e as monitorias um aspecto diferencial no processo.  Considerações finais: A sala de aula invertida potencializou o aprendizado e enriqueceu a formação dos estudantes como forma inovadora que pode refletir positivamente nos desafios de suas práticas profissionais.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-026

Publicado

2024-05-27

Edição

Seção

Articles

Como Citar

Recursos educacionais digitais e a sala de aula invertida no ensino de epidemiologia para graduação em enfermagem. (2024). Seven Editora, 383-392. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/4503