Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

Recursos educacionais digitais e a sala de aula invertida no ensino de epidemiologia para graduação em enfermagem

Freire JC;
Calazans RS;
Silva CVS;
Andrade BS;
Gevú KSS;
Gevú JCA;
Barcelos LM;
Braga AM;
Heringer MEA;
Freire RC

Jonathan Costa Freire

Raphaela dos Santos Calazans

Carolina Vilela Santos da Silva

Beatriz Souza de Andrade

Kamile Santos Siqueira Gevú

José Carlos Amaral Gevú

Lorena Martins Barcelos

Adriana Medeiros Braga

Maria Eduarda Alves Heringer

Rafael Costa Freire


Resumo

Objetivo: Descrever o processo de ensino e aprendizagem da disciplina de epidemiologia para a enfermagem, com a utilização do método de “sala de aula invertida” e recursos educacionais digitais, em uma instituição de ensino superior. Métodos: Trata-se de estudo descritivo, de abordagem qualitativa, tipo relato de experiência, realizado durante o primeiro e o segundo semestres de 2022, em duas turmas, com 41 discentes no total. Aplicou-se a sala de aula invertida com a mediação tecnológica do Google Classroom™ como ambiente virtual de aprendizagem. Utilizaram-se materiais bibliográficos e audiovisuais para o estudo dos conteúdos, o que incluiu, também, a resolução prática de exercícios, a apresentação de seminários e a realização de projetos de pesquisa. Resultados: Observou-se que essa metodologia ativa possibilitou o estímulo ao pensamento crítico, a integração entre teoria e prática, o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, o engajamento ativo, um melhor aproveitamento do tempo e uma maior apropriação dos conteúdos pelos discentes, sendo o acompanhamento docente e as monitorias um aspecto diferencial no processo.  Considerações finais: A sala de aula invertida potencializou o aprendizado e enriqueceu a formação dos estudantes como forma inovadora que pode refletir positivamente nos desafios de suas práticas profissionais.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-026


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Jonathan Costa Freire , Raphaela dos Santos Calazans , Carolina Vilela Santos da Silva , Beatriz Souza de Andrade , Kamile Santos Siqueira Gevú, José Carlos Amaral Gevú, Lorena Martins Barcelos , Adriana Medeiros Braga , Maria Eduarda Alves Heringer , Rafael Costa Freire

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Jonathan Costa Freire
  • Raphaela dos Santos Calazans
  • Carolina Vilela Santos da Silva
  • Beatriz Souza de Andrade
  • Kamile Santos Siqueira Gevú
  • José Carlos Amaral Gevú
  • Lorena Martins Barcelos
  • Adriana Medeiros Braga
  • Maria Eduarda Alves Heringer
  • Rafael Costa Freire