A importância dos jogos lúdicos digitais para o processo de ensino e aprendizagem: Um estudo qualitativo

Autores

  • José Leonardo Diniz de Melo Santos
  • Aline Costa Lopes
  • Teddy Talbot
  • Riverson Ferreira Rodrigues
  • Indiria Tibolla Alexandre de Souza
  • Elizeu Crispim de Mello
  • Paulo Sérgio de Moraes
  • Lucio Andrade Duarte
  • Maria Josany da Costa Duarte
  • Thatiane Fernandes Cabral de Albuquerque
  • Diêgo Cabral Herculano
  • Sérgio David de Morais
  • Marcos André de Souza

Palavras-chave:

Playful games, Technology, Education

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções dos professores sobre a importância dos jogos lúdicos digitais no processo de ensino e aprendizagem. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas em profundidade com quinze professores de uma escola pública brasileira. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas por meio da técnica de análise do discurso. Os resultados revelaram que os professores reconhecem o potencial dos jogos lúdicos digitais para promover o engajamento dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas. Os jogos foram apontados como facilitadores para a exploração e compreensão de conceitos complexos, além de estimular habilidades cognitivas e socioemocionais, como o pensamento crítico e a colaboração entre os estudantes. No entanto, foram identificados desafios relacionados à formação docente específica e à infraestrutura escolar adequada. Os jogos lúdicos digitais foram considerados ferramentas pedagógicas eficazes para melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem, promovendo o desenvolvimento holístico dos alunos. No entanto, é necessário abordar os desafios associados à sua implementação para maximizar os benefícios e minimizar os impactos negativos.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-005

Publicado

2024-04-30

Como Citar

Santos, J. L. D. de M., Lopes , A. C., Talbot, T., Rodrigues, R. F., Souza, I. T. A. de, Mello , E. C. de, … Souza , M. A. de. (2024). A importância dos jogos lúdicos digitais para o processo de ensino e aprendizagem: Um estudo qualitativo. Seven Editora, 55–61. Recuperado de https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/4284

Edição

Seção

Articles