Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contacto

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contacto principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contacto de soporte
  • contato@sevenevents.com.br

A importância dos jogos lúdicos digitais para o processo de ensino e aprendizagem: Um estudo qualitativo

Santos JLDM;
Lopes AC;
Talbot T;
Rodrigues RF;
Souza ITA;
Mello EC;
Moraes PS;
Duarte LA;
Duarte MJC;
Albuquerque TFC;
Herculano DC;
Morais SD;
Souza MA

José Leonardo Diniz de Melo Santos

Aline Costa Lopes

Teddy Talbot

Riverson Ferreira Rodrigues

Indiria Tibolla Alexandre de Souza

Elizeu Crispim de Mello

Paulo Sérgio de Moraes

Lucio Andrade Duarte

Maria Josany da Costa Duarte

Thatiane Fernandes Cabral de Albuquerque

Diêgo Cabral Herculano

Sérgio David de Morais

Marcos André de Souza


Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções dos professores sobre a importância dos jogos lúdicos digitais no processo de ensino e aprendizagem. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas em profundidade com quinze professores de uma escola pública brasileira. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas por meio da técnica de análise do discurso. Os resultados revelaram que os professores reconhecem o potencial dos jogos lúdicos digitais para promover o engajamento dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas. Os jogos foram apontados como facilitadores para a exploração e compreensão de conceitos complexos, além de estimular habilidades cognitivas e socioemocionais, como o pensamento crítico e a colaboração entre os estudantes. No entanto, foram identificados desafios relacionados à formação docente específica e à infraestrutura escolar adequada. Os jogos lúdicos digitais foram considerados ferramentas pedagógicas eficazes para melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem, promovendo o desenvolvimento holístico dos alunos. No entanto, é necessário abordar os desafios associados à sua implementação para maximizar os benefícios e minimizar os impactos negativos.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-005


Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2024 José Leonardo Diniz de Melo Santos, Aline Costa Lopes , Teddy Talbot, Riverson Ferreira Rodrigues, Indiria Tibolla Alexandre de Souza, Elizeu Crispim de Mello , Paulo Sérgio de Moraes, Lucio Andrade Duarte, Maria Josany da Costa Duarte, Thatiane Fernandes Cabral de Albuquerque , Diêgo Cabral Herculano, Sérgio David de Morais, Marcos André de Souza

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • José Leonardo Diniz de Melo Santos
  • Aline Costa Lopes
  • Teddy Talbot
  • Riverson Ferreira Rodrigues
  • Indiria Tibolla Alexandre de Souza
  • Elizeu Crispim de Mello
  • Paulo Sérgio de Moraes
  • Lucio Andrade Duarte
  • Maria Josany da Costa Duarte
  • Thatiane Fernandes Cabral de Albuquerque
  • Diêgo Cabral Herculano
  • Sérgio David de Morais
  • Marcos André de Souza