Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

Educação (em tempo) integral: Um estudo qualitativo sobre as oportunidades e desafios para o processo educacional

Lima LAO;
Correia SG;
Silva VL;
Campos FA;
Mello EC;
Santos ES;
Barbosa FDD;
Filho JHL;
Moraes PS;
Mantovani AAGM

Lucas Alves de Oliveira Lima

Silvia Gomes Correia

Viviane Lima Silva

Flávio Arantes Campos

Elizeu Crispim de Mello

Edilson Sousa dos Santos

Francisco Danilo Duarte Barbosa

José Humberto Lucas Filho

Paulo Sérgio de Moraes

Alexandra de Andrade Guedes Martins Mantovani


Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar os desafios e oportunidades da educação em tempo integral. O estudo caracterizou-se como exploratório e qualitativo, o qual foi delimitado a quinze professores que atuam em uma escola brasileira que adota o método de educação em tempo integral. Após a aplicação de entrevistas em profundidade com os docentes, a análise dos dadosl revelou um modelo educacional promissor, embora repleto de obstáculos a serem superados. Os relatos dos quinze professores entrevistados evidenciaram desafios estruturais, como a falta de recursos materiais e infraestrutura adequada, que comprometem não apenas a implementação de práticas pedagógicas inovadoras, mas também a motivação dos professores e o engajamento dos alunos. Por outro lado, constatou-se oportunidades promissoras, como o aumento da motivação e do engajamento dos alunos, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e uma visão mais integrada do conhecimento. Diante desse panorama, torna-se imperativo investir em infraestrutura física, materiais educacionais, suporte técnico e programas de formação continuada para os professores, além de promover políticas públicas que estimulem uma abordagem mais inclusiva e integrada da educação. Assim, torna-se possível potencializar a educação em tempo integral como um meio eficaz de promover o desenvolvimento integral do indivíduo e aprimorar a qualidade do sistema educacional.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-058


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Lucas Alves de Oliveira Lima, Silvia Gomes Correia, Viviane Lima Silva , Flávio Arantes Campos, Elizeu Crispim de Mello , Edilson Sousa dos Santos, Francisco Danilo Duarte Barbosa, José Humberto Lucas Filho, Paulo Sérgio de Moraes, Alexandra de Andrade Guedes Martins Mantovani

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Lucas Alves de Oliveira Lima
  • Silvia Gomes Correia
  • Viviane Lima Silva
  • Flávio Arantes Campos
  • Elizeu Crispim de Mello
  • Edilson Sousa dos Santos
  • Francisco Danilo Duarte Barbosa
  • José Humberto Lucas Filho
  • Paulo Sérgio de Moraes
  • Alexandra de Andrade Guedes Martins Mantovani