Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

Educação em tempo integral: Desafios e oportunidades para o processo de ensino e aprendizagem

Filho TAG;
Lima LAO;
Marques FRV;
Passos CRS;
Silvestre MA;
Nazaré MFA;
Ribeiro TMA;
Stefanello RMMP;
Matos JSG;
Morais ACS

Teodoro Antunes Gomes Filho

Lucas Alves de Oliveira Lima

Francisco Roldineli Varela Marques

Christian Ricardo Silva Passos

Michelle Aparecida Silvestre

Magno Fernando Almeida Nazaré

Talyta Maria Aguiar Ribeiro

Rosilany Maria Marques Pereira Stefanello

Jacinto da Silva Gomes Matos

Andeson Carlos Santos Morais


Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar os desafios e as oportunidades da educação em tempo integral, sob a óptica de Teixeira (2007). Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica, onde foi possível constatar que a concepção de educação integral evidencia a importância da formação dos professores, da complementaridade entre casa e escola, e da educação pré-escolar. A implementação da escola integral apresenta desafios relacionados ao planejamento, gestão do tempo e infraestrutura, mas também oferece oportunidades de ampliação do ensino e abrangência de aspectos físicos, cognitivos, intelectuais, afetivos, sociais e éticos dos alunos. Apesar dos desafios, a implementação da escola integral busca oferecer uma educação mais completa e enriquecedora, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos. A superação das dificuldades permite uma educação que prepara os alunos para o futuro. A colaboração entre professores, a parceria com os pais e a valorização da educação pré-escolar são fundamentais para o sucesso desse modelo educacional. Ademais, os educadores devem trabalhar de forma colaborativa, integrando diferentes áreas do conhecimento e adaptando suas práticas pedagógicas.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-057


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Teodoro Antunes Gomes Filho, Lucas Alves de Oliveira Lima, Francisco Roldineli Varela Marques, Christian Ricardo Silva Passos, Michelle Aparecida Silvestre, Magno Fernando Almeida Nazaré , Talyta Maria Aguiar Ribeiro, Rosilany Maria Marques Pereira Stefanello , Jacinto da Silva Gomes Matos , Andeson Carlos Santos Morais

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Teodoro Antunes Gomes Filho
  • Lucas Alves de Oliveira Lima
  • Francisco Roldineli Varela Marques
  • Christian Ricardo Silva Passos
  • Michelle Aparecida Silvestre
  • Magno Fernando Almeida Nazaré
  • Talyta Maria Aguiar Ribeiro
  • Rosilany Maria Marques Pereira Stefanello
  • Jacinto da Silva Gomes Matos
  • Andeson Carlos Santos Morais