Educação em tempo integral: Desafios e oportunidades para o processo de ensino e aprendizagem

Autores

  • Teodoro Antunes Gomes Filho
  • Lucas Alves de Oliveira Lima
  • Francisco Roldineli Varela Marques
  • Christian Ricardo Silva Passos
  • Michelle Aparecida Silvestre
  • Magno Fernando Almeida Nazaré
  • Talyta Maria Aguiar Ribeiro
  • Rosilany Maria Marques Pereira Stefanello
  • Jacinto da Silva Gomes Matos
  • Andeson Carlos Santos Morais

Palavras-chave:

Integral education, Students, Teachers

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar os desafios e as oportunidades da educação em tempo integral, sob a óptica de Teixeira (2007). Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica, onde foi possível constatar que a concepção de educação integral evidencia a importância da formação dos professores, da complementaridade entre casa e escola, e da educação pré-escolar. A implementação da escola integral apresenta desafios relacionados ao planejamento, gestão do tempo e infraestrutura, mas também oferece oportunidades de ampliação do ensino e abrangência de aspectos físicos, cognitivos, intelectuais, afetivos, sociais e éticos dos alunos. Apesar dos desafios, a implementação da escola integral busca oferecer uma educação mais completa e enriquecedora, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos. A superação das dificuldades permite uma educação que prepara os alunos para o futuro. A colaboração entre professores, a parceria com os pais e a valorização da educação pré-escolar são fundamentais para o sucesso desse modelo educacional. Ademais, os educadores devem trabalhar de forma colaborativa, integrando diferentes áreas do conhecimento e adaptando suas práticas pedagógicas.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-057

Publicado

2024-04-08

Como Citar

Educação em tempo integral: Desafios e oportunidades para o processo de ensino e aprendizagem. (2024). Seven Editora, 805-818. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/4075