Poluição atmosférica enquanto proposta para o ensino de química
Palavras-chave:
Chemistry Teaching, Atmospheric Chemistry, ICTResumo
O aumento da poluição atmosférica tem provocado efeitos nocivos sobre a fauna, a flora e alterações nos ciclos biogeoquímicos, tornando-se crucial a conscientização da sociedade na mitigação e redução destes poluentes no ar. Desta forma, a sensibilização ambiental durante a educação básica por meio da Química tem-se tornado decisiva para a formação social de toda comunidade. O objetivo deste trabalho foi aplicar uma abordagem interdisciplinar para o Ensino de Química na educação básica, por meio de uma oficina temática usando a plataforma Plickers como recurso tecnológico complementar para aplicação de questionários. Além disso, foi realizada uma gamificação (jogo de tabuleiro) para promover o ensino de forma mais interativa, dinâmica e descontraída, despertando um maior interesse entre os alunos. Por fim, os resultados obtidos auxiliaram no processo de ensino-aprendizagem, destacando novas habilidades dos alunos que muitas vezes ficam omissas no ensino tradicional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Paula de Souza Figueiredo , Maria Clara Rodrigues de Souza , Maria Cristina Canela , Adriely Valerio de Macêdo , Mário Ferreira Conceição Santos , Murilo de Oliveira Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.