Poluição atmosférica enquanto proposta para o ensino de química

Autores/as

  • Ana Paula de Souza Figueiredo
  • Maria Clara Rodrigues de Souza
  • Maria Cristina Canela
  • Adriely Valerio de Macêdo
  • Mário Ferreira Conceição Santos
  • Murilo de Oliveira Souza

Palabras clave:

Chemistry Teaching, Atmospheric Chemistry, ICT

Resumen

O aumento da poluição atmosférica tem provocado efeitos nocivos sobre a fauna, a flora e alterações nos ciclos biogeoquímicos, tornando-se crucial a conscientização da sociedade na mitigação e redução destes poluentes no ar. Desta forma, a sensibilização ambiental durante a educação básica por meio da Química tem-se tornado decisiva para a formação social de toda comunidade. O objetivo deste trabalho foi aplicar uma abordagem interdisciplinar para o Ensino de Química na educação básica, por meio de uma oficina temática usando a plataforma Plickers como recurso tecnológico complementar para aplicação de questionários. Além disso, foi realizada uma gamificação (jogo de tabuleiro) para promover o ensino de forma mais interativa, dinâmica e descontraída, despertando um maior interesse entre os alunos. Por fim, os resultados obtidos auxiliaram no processo de ensino-aprendizagem, destacando novas habilidades dos alunos que muitas vezes ficam omissas no ensino tradicional.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-053

Publicado

2024-04-04

Cómo citar

Poluição atmosférica enquanto proposta para o ensino de química. (2024). Seven Editora, 756-772. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/4050