Resumo
A presente pesquisa visa atingir o conhecimento de uma Intervenção Pedagógica realizada em dois Cursos de Mineração na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), especificamente na disciplina de Mineralogia, onde o papel das atividades experimentais nas Geociências pode indicar se os objetivos indicados na Proposta Pedagógica Curricular são alcançados de forma total ou não. Portanto dar um destaque à incorporação de atividades práticas voltadas ao desenvolvimento de habilidades processuais e à promoção de uma compreensão abrangente dos princípios específicos da Gemologia e seu contexto. Sendo assim, nesta pesquisa, através de uma Proposta de Intervenção Pedagógica tentamos influenciar o ensino através do desenvolvimento de atividades experimentais que foram especificadas na criação de um Manual de Minerais Gemológicos e a construção e distribuição de Kits Didáticos destes minerais para a realização de atividades práticas. Desse modo, realizando um aperfeiçoamento nos conhecimentos dos professores involucrados, assim como dos alunos envolvidos nos Cursos de Mineração da Disciplina de Mineralogia. Após a Intervenção Pedagógica realizada foi identificado um avanço nos conhecimentos da área abordada, assim como um interesse institucional pela atividade experimental no ensino de Geociências, bem como, na população participante devido à formação contínua sobre o assunto. Da mesma forma, foi identificado o potencial das intervenções pedagógicas para o desenvolvimento da pesquisa nas Geociências.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-052