Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

Intervenção pedagógica utilizando a gemologia em cursos técnicos de mineração

Rojas AJ;
Herrera YYC

Arol Josue Rojas

Yarlis Yaneth Conde Herrera


Resumo

A presente pesquisa visa atingir o conhecimento de uma Intervenção Pedagógica realizada em dois Cursos de Mineração na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), especificamente na disciplina de Mineralogia, onde o papel das atividades experimentais nas Geociências pode indicar se os objetivos indicados na Proposta Pedagógica Curricular são alcançados de forma total ou não. Portanto dar um destaque à incorporação de atividades práticas voltadas ao desenvolvimento de habilidades processuais e à promoção de uma compreensão abrangente dos princípios específicos da Gemologia e seu contexto. Sendo assim, nesta pesquisa, através de uma Proposta de Intervenção Pedagógica tentamos influenciar o ensino através do desenvolvimento de atividades experimentais que foram especificadas na criação de um Manual de Minerais Gemológicos e a construção e distribuição de Kits Didáticos destes minerais para a realização de atividades práticas. Desse modo, realizando um aperfeiçoamento nos conhecimentos dos professores involucrados, assim como dos alunos envolvidos nos Cursos de Mineração da Disciplina de Mineralogia. Após a Intervenção Pedagógica realizada foi identificado um avanço nos conhecimentos da área abordada, assim como um interesse institucional pela atividade experimental no ensino de Geociências, bem como, na população participante devido à formação contínua sobre o assunto. Da mesma forma, foi identificado o potencial das intervenções pedagógicas para o desenvolvimento da pesquisa nas Geociências.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-052


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Arol Josue Rojas , Yarlis Yaneth Conde Herrera

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Arol Josue Rojas
  • Yarlis Yaneth Conde Herrera