Resumo
O objetivo dessa pesquisa é fornecer aparatos sobre metodologias lúdicas em sala de aula, através dos jogos eletrônicos, em especial o Quiz de Química em sala de aula, ressaltando dessa forma, a necessidade de novos meios de Aprendizado, nessa perspectiva, auxiliar no aprendizado básico dos indivíduos. Para isso, dentre os principais autores selecionados foram: Costa (2018); Vargas (2018); Bastos (1999); Silva et al (2019); Parâmetros Curriculares de Educação Nacional (1997); Souza e Cicuto (2021); De Amorim, Almeida Junior & Simões Neto (2013) e outros que são estudiosos mais atuais sobre a temática. Os objetivos foram: Identificar e avaliar a importância da aplicação dos jogos digitais, a fim de contribuir no ensino da química, por intermédio da metodologia de ensino que envolve um Jogo Digital, com a utilização da plataforma Quiz da área de química e discutir a necessidade de uma educação em Química de forma prazerosa, em sala de aula, e sua necessidade para efetivação do aprendizado dos escolares pertencentes ao Ensino Médio. A metodologia amparou-se na pesquisa quantitativa e descritiva, voltando-se para método de investigação com as pesquisas, bem como analisou os dados com o método comparativo constante. Para isso, aplicou-se nesta pesquisa, um questionário estruturado, composto por 10 questões – sendo duas fechadas e oito perguntas abertas- com o objetivo de traçar um perfil simples de profissionais que atuam na área do ensino de química (16 professores) e com alunos (60 educandos) que possuem a disciplina em seu componente curricular, mais especificamente sobre a utilização dos jogos digitais. Os resultados apontam como a técnica de atividades como o Quiz pode contribuir no ensino da química, por intermédio da metodologia de ensino que envolve um Jogo Digital, em sua formação docente e com o propósito de entender como esses profissionais trabalham a parte prática profissional da disciplina, e se existe um conhecimento e/ou interesse em ferramentas.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-041