Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

Quiz no aprendizado da disciplina química no ensino médio

Souza AC;
Barros HM;
Carvalho GMTB;
Santos AM;
Rocha RS;
Oliveira GS;
Aguiar LFS;
Virgens JEB;
Oliveira MR;
Barros JM

Aila Costa Souza

Henrique Martins Barros

Gleyde Márcia Teixeira Borges Carvalho

Ariskleber Moraes Santos

Ryan de Souza da Rocha

Gilvania Santos de Oliveira

Luis Felipe Santana Aguiar

Júlia Ellen Barboza das Virgens

Mário Rodrigues Oliveira

Joelia Martins Barros


Resumo

O objetivo dessa pesquisa é fornecer aparatos sobre metodologias lúdicas em sala de aula, através dos jogos eletrônicos, em especial o Quiz de Química em sala de aula, ressaltando dessa forma, a necessidade de novos meios de Aprendizado, nessa perspectiva, auxiliar no aprendizado básico dos indivíduos. Para isso, dentre os principais autores selecionados foram: Costa (2018); Vargas (2018); Bastos (1999); Silva et al (2019); Parâmetros Curriculares de Educação Nacional (1997); Souza e Cicuto (2021); De Amorim, Almeida Junior & Simões Neto (2013) e outros que são estudiosos mais atuais sobre a temática. Os objetivos foram: Identificar e avaliar a importância da aplicação dos jogos digitais, a fim de contribuir no ensino da química, por intermédio da metodologia de ensino que envolve um Jogo Digital, com a utilização da plataforma Quiz da área de química e discutir a necessidade de uma educação em Química de forma prazerosa, em sala de aula, e sua necessidade para efetivação do aprendizado dos escolares pertencentes ao Ensino Médio. A metodologia amparou-se na pesquisa quantitativa e descritiva, voltando-se para método de investigação com as pesquisas, bem como analisou os dados com o método comparativo constante. Para isso, aplicou-se nesta pesquisa, um questionário estruturado, composto por 10 questões – sendo duas fechadas e oito perguntas abertas- com o objetivo de traçar um perfil simples de profissionais que atuam na área do ensino de química (16 professores) e com alunos (60 educandos) que possuem a disciplina em seu componente curricular, mais especificamente sobre a utilização dos jogos digitais. Os resultados apontam como a técnica de atividades como o Quiz pode contribuir no ensino da química, por intermédio da metodologia de ensino que envolve um Jogo Digital, em sua formação docente e com o propósito de entender como esses profissionais trabalham a parte prática profissional da disciplina, e se existe um conhecimento e/ou interesse em ferramentas.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-041


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Aila Costa Souza, Henrique Martins Barros, Gleyde Márcia Teixeira Borges Carvalho, Ariskleber Moraes Santos, Ryan de Souza da Rocha, Gilvania Santos de Oliveira, Luis Felipe Santana Aguiar, Júlia Ellen Barboza das Virgens, Mário Rodrigues Oliveira, Joelia Martins Barros

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Aila Costa Souza
  • Henrique Martins Barros
  • Gleyde Márcia Teixeira Borges Carvalho
  • Ariskleber Moraes Santos
  • Ryan de Souza da Rocha
  • Gilvania Santos de Oliveira
  • Luis Felipe Santana Aguiar
  • Júlia Ellen Barboza das Virgens
  • Mário Rodrigues Oliveira
  • Joelia Martins Barros