Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

Avaliação formativa como prática significativa no processo de ensino e aprendizagem

Pires BPC;
Gomes MM;
Santos PCMA

Brena Parente de Carvalho Pires

Mateus Matias Gomes

Paulo César Marques de Andrade Santos


Resumo

O presente trabalho teve como propósito responder a
seguinte questão: como a avaliação formativa pode
contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem
dos alunos? Assim, visamos compreender de que
forma avaliação formativa contribui com o processo
de ensino e de aprendizagem no ambiente educacional
formal. Para alcançarmos nosso objetivo, realizamos
uma revisão bibliográfica na biblioteca digital da
SciElo que hospeda diversos periódicos renomados,
permitindo o fácil acesso a milhares de trabalhos
acadêmicos de alta qualidade. Ultilizou-se como
descritor, a fim de encontrar publicações relacionada
ao nosso objetivo, o termo: avaliação formativa. Após
filtragem dos dados, foram encontrados oito
publicações de cinco periódicos. A fundamentação
teórica foi dividida em duas seções, a primeira traça
um breve panorama histórico da Avaliação
educacional desde o seu inicio até os dias atuais. A
segunda, aborda concepções e funções da avaliação,
na qual apresentamos as avaliações diagnóstica,
somativa e, com um foco maior, a avaliação formativa.
Dos artigo encontrados, seis foram submetidos à
análise. Constatou-se que tratam da avaliação
formativa em diferentes cenários desde a formação
inicial de professores até à educação de alunos surdos
demonstrando que ela é uma alternativa viável que
contribui para o desenvolvimento de estratégias
necessárias para a aprendizagem, tornando os alunos
participantes ativos desse processo.

 

DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016-021

 

 


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Brena Parente de Carvalho Pires, Mateus Matias Gomes, Paulo César Marques de Andrade Santos

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Brena Parente de Carvalho Pires
  • Mateus Matias Gomes
  • Paulo César Marques de Andrade Santos