Abstract
O presente trabalho teve como propósito responder a
seguinte questão: como a avaliação formativa pode
contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem
dos alunos? Assim, visamos compreender de que
forma avaliação formativa contribui com o processo
de ensino e de aprendizagem no ambiente educacional
formal. Para alcançarmos nosso objetivo, realizamos
uma revisão bibliográfica na biblioteca digital da
SciElo que hospeda diversos periódicos renomados,
permitindo o fácil acesso a milhares de trabalhos
acadêmicos de alta qualidade. Ultilizou-se como
descritor, a fim de encontrar publicações relacionada
ao nosso objetivo, o termo: avaliação formativa. Após
filtragem dos dados, foram encontrados oito
publicações de cinco periódicos. A fundamentação
teórica foi dividida em duas seções, a primeira traça
um breve panorama histórico da Avaliação
educacional desde o seu inicio até os dias atuais. A
segunda, aborda concepções e funções da avaliação,
na qual apresentamos as avaliações diagnóstica,
somativa e, com um foco maior, a avaliação formativa.
Dos artigo encontrados, seis foram submetidos à
análise. Constatou-se que tratam da avaliação
formativa em diferentes cenários desde a formação
inicial de professores até à educação de alunos surdos
demonstrando que ela é uma alternativa viável que
contribui para o desenvolvimento de estratégias
necessárias para a aprendizagem, tornando os alunos
participantes ativos desse processo.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016-021