Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

Desenvolvimento de uma sequência de ensino investigativa como ferramentas de aprendizagem do conteúdo de anatomia e fisiologia do sistema nervoso humano

Teodoro WL;
Soares GA;
Silva EN;
Alves ACS;
Brito FP;
Ribeiro FFS;
Carvalho MRMA;
Ferreira TC;
Alves WS

Wilton Linhares Teodoro

Gualberto de Abreu Soares

Eptácio Neco da Silva

Antônio Celso da Silva Alves

Francisco Pereira de Brito

Francisca Faustilene de Silva Ribeiro

Millena Raimunda Martins de Almeida Carvalho

Tupinambá Coutinho Ferreira

Wellington dos Santos Alves


Resumo

A busca pela qualidade na educação perpassa pelo estudo, análise e reflexão de estratégias pedagógicas como a Sequência de Ensino por Investigação (SEI) conduzindo o estudante ao desenvolvimento crítico dos conteúdos trabalhados. Este trabalho visa a aplicação de uma SEI voltada para o ensino e aprendizagem do conteúdo do Sistema Nervoso Humano. Estratégias didáticas e jogos educaionais são métodos que podem envolver o estudante em uma nova experiência de aprendizagem e que têm sido cada vez mais utilizados em diferentes áreas da Educação, favorecendo o ensino em comparação ao método mais tradicional. Este trabalho foi realizado com alunos do 2º ano de uma escola do Ensino Médio, localizada no município de Tianguá, onde foram aplicados questionários semiestruturados, realizadas dinâmicas, aulas e uma sequência de ensino por investigação (SEI) na busca de uma maior interação dos estudantes com o conteúdo e da promoção de um estudo mais interessante e investigativo. Vale destacar que o conteúdo de Anatomia e Fisiologia do Sistema Nervoso Humano é considerado complexo para os estudantes, no que se refere à relação entre a estrutura e o funcionamento, e que a busca por recursos que promovam a aprendizagem é importante.  Ademais, foi realizado a análise dos questionários a fim de identificar se houve avanço na aprendizagem dos estudantes.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-036


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Wilton Linhares Teodoro, Gualberto de Abreu Soares, Eptácio Neco da Silva, Antônio Celso da Silva Alves, Francisco Pereira de Brito, Francisca Faustilene de Silva Ribeiro, Millena Raimunda Martins de Almeida Carvalho, Tupinambá Coutinho Ferreira, Wellington dos Santos Alves

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Wilton Linhares Teodoro
  • Gualberto de Abreu Soares
  • Eptácio Neco da Silva
  • Antônio Celso da Silva Alves
  • Francisco Pereira de Brito
  • Francisca Faustilene de Silva Ribeiro
  • Millena Raimunda Martins de Almeida Carvalho
  • Tupinambá Coutinho Ferreira
  • Wellington dos Santos Alves