Resumo
O projeto de formação de educacional aplicado no Município de Santo Amaro do Maranhão teve como objetivo principal a elaboração de um modelo sistêmico que desenvolvessehabilidades experimentais no professor de ciências físicas e matemáticas do ensino fundamental de 5º ao 9º ano. A escolha da localidade a ser fomentado o projeto deveu-se ao fato do mesmo estar incluído entre os 30 municípios com menor IDH do Estado, daí ter sido formada um parceria entre a UEMA/Governo do Estado com o propósito de melhorar esse indicador através da área da educação para um aperfeiçoamento do PEA (Processo Ensino-Aprendizagem). A metodologia se baseou na teoria da atividade humana, envolvendo a comunidade docente do município e proporcionando a apropriação de trocas de saberes. Foram utilizados materiais alternativos na elaboração dos kits experimentais e apresentados de maneira lúdica, na busca de outras formas de ensinar e aprender que fuja da memorização de fórmulas, definições e conceitos. O mesmo foi executado em quatro etapas, distribuídas uniformemente, onde na oportunidade, foi elaborado como resultado um sistema de ações e operações para a realização dos experimentos. Pôde-se notar através de depoimentos que a qualificação realizada foi de extrema importância no meio docente, credenciando-os cada vez mais junto à sociedade local à produção de conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais existentes.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-003