A formação de habilidades experimentais no professor de ciências físicas e matemática do município de Santo Amaro do Maranhão. Aulas teóricas e práticas com a utilização de materiais alternativos de baixo custo
Keywords:
Experimentais, formação, habilidades.Abstract
O projeto de formação de educacional aplicado no Município de Santo Amaro do Maranhão teve como objetivo principal a elaboração de um modelo sistêmico que desenvolvessehabilidades experimentais no professor de ciências físicas e matemáticas do ensino fundamental de 5º ao 9º ano. A escolha da localidade a ser fomentado o projeto deveu-se ao fato do mesmo estar incluído entre os 30 municípios com menor IDH do Estado, daí ter sido formada um parceria entre a UEMA/Governo do Estado com o propósito de melhorar esse indicador através da área da educação para um aperfeiçoamento do PEA (Processo Ensino-Aprendizagem). A metodologia se baseou na teoria da atividade humana, envolvendo a comunidade docente do município e proporcionando a apropriação de trocas de saberes. Foram utilizados materiais alternativos na elaboração dos kits experimentais e apresentados de maneira lúdica, na busca de outras formas de ensinar e aprender que fuja da memorização de fórmulas, definições e conceitos. O mesmo foi executado em quatro etapas, distribuídas uniformemente, onde na oportunidade, foi elaborado como resultado um sistema de ações e operações para a realização dos experimentos. Pôde-se notar através de depoimentos que a qualificação realizada foi de extrema importância no meio docente, credenciando-os cada vez mais junto à sociedade local à produção de conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais existentes.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Ubiraci Silva Nascimento, Leilde dos Santos Martins, Wellio de Jesus Vieira Lima, Wallas Sodré Mota, Marcos Antonio Silva e Silva, Sandra Maria Cruz Nascimento

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.