Resumo
O artigo apresenta um estudo descritivo e quantitativo cujo objetivo é a análise das dissertações que tiveram como objeto de estudo as práticas pedagógicas de Educação Ambiental na Educação Básica, com ênfase nas pesquisas vinculadas aos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal do Pará (UFPA). Traz como problema os dados obtidos especificamente dos cursos de mestrado nas áreas do Ensino e Formação de Professores selecionados nas literaturas defendidas entre 2005 e 2022 nessa instituição. A questão problema para a construção do trabalho foi: Qual a relação da produção científica com a prática pedagógica no chão da escola básica? O método utilizado foi à pesquisa bibliográfica e documental, identificaram-se 33 dissertações que abordam as práticas de Educação Ambiental na Educação Básica. O resultado encontrado desse quantitativo foram cinco produções que diretamente abordam a organização do trabalho pedagógico e a Educação Ambiental na Educação Básica na Amazônia paraense. Conclui-se que a relação produção e prática pedagógica vêm desenvolvendo atrelada a atividades pontuais no chão da escola básica, sendo os temas água, lixo e poluição os mais citados de modo que a chamada pedagogia de projetos aparece como a mais recorrente forma de prática pedagógica implementada pelas escolas, quase sempre com o objetivo de conscientizar os alunos para a cidadania.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-028