Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

A organização do trabalho pedagógico e as práticas de educação ambiental na escola básica relatadas em dissertações dos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Pará

Nascimento GS;
Alves DR;
Silva JB;
Alves ORS;
Souza RJS;
Moraes SRO

Glaice da Silva Nascimento

Dilcélia Rodrigues Alves

José Bettencourt da Silva

Ostelia Regina dos Santos Alves

Raimundo de Jesus dos Santos Souza

Sheyla Rosanna Oliveira Moraes


Resumo

O artigo apresenta um estudo descritivo e quantitativo cujo objetivo é a análise das dissertações que tiveram como objeto de estudo as práticas pedagógicas de Educação Ambiental na Educação Básica, com ênfase nas pesquisas vinculadas aos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal do Pará (UFPA). Traz como problema os dados obtidos especificamente dos cursos de mestrado nas áreas do Ensino e Formação de Professores selecionados nas literaturas defendidas entre 2005 e 2022 nessa instituição. A questão problema para a construção do trabalho foi: Qual a relação da produção científica com a prática pedagógica no chão da escola básica? O método utilizado foi à pesquisa bibliográfica e documental, identificaram-se 33 dissertações que abordam as práticas de Educação Ambiental na Educação Básica. O resultado encontrado desse quantitativo foram cinco produções que diretamente abordam a organização do trabalho pedagógico e a Educação Ambiental na Educação Básica na Amazônia paraense. Conclui-se que a relação produção e prática pedagógica vêm desenvolvendo atrelada a atividades pontuais no chão da escola básica, sendo os temas água, lixo e poluição os mais citados de modo que a chamada pedagogia de projetos aparece como a mais recorrente forma de prática pedagógica implementada pelas escolas, quase sempre com o objetivo de conscientizar os alunos para a cidadania.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-028


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Glaice da Silva Nascimento, Dilcélia Rodrigues Alves , José Bettencourt da Silva, Ostelia Regina dos Santos Alves, Raimundo de Jesus dos Santos Souza , Sheyla Rosanna Oliveira Moraes

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Glaice da Silva Nascimento
  • Dilcélia Rodrigues Alves
  • José Bettencourt da Silva
  • Ostelia Regina dos Santos Alves
  • Raimundo de Jesus dos Santos Souza
  • Sheyla Rosanna Oliveira Moraes