O avanço das novas tecnologias e o uso de softwares livres na inclusão digital de escolas públicas

Autores

  • Luiza Boff Lorenzon

Palavras-chave:

Digital inclusion, Information society, Free software, Public policies

Resumo

O presente artigo buscou, por meio de um estudo explicativo e exploratório, analisar a sociedade da informação, que foi transformada pelo surgimento das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Se faz pertinente tal análise, tendo em vista a necessidade de assegurar o direito fundamental à educação em escolas públicas através do uso de softwares livres, visto que algumas políticas públicas se mostram insuficientes. Nesse contexto, considerando o processo de exclusão que tem sido uma força determinante na perpetuação dos papéis sociais, são propostas reflexões sobre a ampliação necessária do conceito de inclusão digital, bem como analisar as políticas públicas já implementadas pelo governo brasileiro, além de avaliar a possibilidade de aplicação dos softwares livres para as escolas públicas, como forma de fomentar a educação, o acesso à informação e a tecnologias, e promover a democracia.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-009

Publicado

2024-02-27

Como Citar

O avanço das novas tecnologias e o uso de softwares livres na inclusão digital de escolas públicas . (2024). Seven Editora, 95-114. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/3675