Educação escolar quilombola: planejamento e projeto
Palavras-chave:
Educação quilombola, Planejamento educacional, LegislaçãoResumo
Este artigo problematiza planejamentos e projetos para
a educação escolar quilombola, conceitua quilombo,
sua formação histórica e discorre sobre a identidade
cultural da Educação Escolas Quilombola.
Argumenta-se que planejamentos e projetos essas
comunidades precisam considerar na sua elaboração
as suas singularidades, os seus modos de produção e
suas crenças. Sugere-se que planejamentos e projetos
sejam flexíveis e estejam em conformidade com as
necessidades educacionais do corpo discente, além de
considerar a participação de profissionais de educação
da comunidade. São analisadas legislação, normas
educacionais e a literatura crítica dedicada ao tema.
Conclui-se que a Educação Escolar Quilombola possui
especificidades que devem orientar formulação,
planejamentos e projetos educacionais para as
comunidades quilombolas
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016-016
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Benedita Rosa da Costa, Cândida Soares Costa, Elizaneth de Arruda Martins Eubank, Ivan Claudio Pereira Siqueira, Maria Helena Tavares Dias, Marileide do Carmo Amorim Arruda, Marizeth de Amorim Campos, Maria Conceição de Campos Cunha Bortoncello, Marcelo Rocha Meira, Wender Sandro Amorim Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.