Educação escolar quilombola: planejamento e projeto

Authors

  • Benedita Rosa da Costa
  • Cândida Soares Costa
  • Elizaneth de Arruda Martins Eubank
  • Ivan Claudio Pereira Siqueira
  • Maria Helena Tavares Dias
  • Marileide do Carmo Amorim Arruda
  • Marizeth de Amorim Campos
  • Maria Conceição de Campos Cunha Bortoncello
  • Marcelo Rocha Meira
  • Wender Sandro Amorim Oliveira

Keywords:

Educação quilombola, Planejamento educacional, Legislação

Abstract

Este artigo problematiza planejamentos e projetos para
a educação escolar quilombola, conceitua quilombo,
sua formação histórica e discorre sobre a identidade
cultural da Educação Escolas Quilombola.
Argumenta-se que planejamentos e projetos essas
comunidades precisam considerar na sua elaboração
as suas singularidades, os seus modos de produção e
suas crenças. Sugere-se que planejamentos e projetos
sejam flexíveis e estejam em conformidade com as
necessidades educacionais do corpo discente, além de
considerar a participação de profissionais de educação
da comunidade. São analisadas legislação, normas
educacionais e a literatura crítica dedicada ao tema.
Conclui-se que a Educação Escolar Quilombola possui
especificidades que devem orientar formulação,
planejamentos e projetos educacionais para as
comunidades quilombolas

 

DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016-016

 

Downloads

Published

2023-01-17

How to Cite

Educação escolar quilombola: planejamento e projeto. (2023). Seven Editora, 168-179. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/33