Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

Tecnologias Assistivas para a Educação de Alunos com surdez

Gonçalves SCP;
Cavalcante IF

Suênia Cavalcante Pereira Gonçalves

Ilane Ferreira Cavalcante


Palavras-chave

Educação inclusiva
Educação dos surdos
Educação Profissional
Práticas Pedagógicas

Resumo

O indivíduo com surdez, em sua formação, seja ela de qualquer nível de escolaridade, profissional/tecnológica ou acadêmica, necessita de práticas pedagógicas inclusivas; de aulas adaptadas e materiais didáticos voltados para suas necessidades de aprendizagem para, assim, conseguir se desenvolver cognitivamente e de forma significativa, uma vez que a absorção do conhecimento por ele se dá através de sua percepção visual-gestual, diferentemente dos ouvintes que a tem visual-auditiva. A presente pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, analisou o uso e as contribuições dos recursos de Tecnologias Assistivas - TA na educação dos surdos no âmbito escolar, acadêmico e na educação profissional e tecnológica, nos trabalhos acadêmicos, nos periódicos do Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, a fim de investigar quantos e quais recursos de TA foram utilizados, assim como seus respectivos métodos para potencializar a aprendizagem desses sujeitos. Um total de cinquenta e cinco pesquisas foram encontradas por meio dos descritores “tecnologias assistivas” e “surdez”, no entanto, apenas quatorze delas realizaram, de forma direta, pesquisas e/ou experimentos com surdos, e são estas as que foram selecionadas e apresentadas aqui. Para tanto, foi contextualizado o conceito de recursos de TA; uma reflexão sobre a educação profissional e tecnológica inclusiva, visando o mundo do trabalho; como também, um breve detalhamento sobre a percepção de aprendizagem do sujeito surdo. Isto, para demonstrar que o uso dos recursos de TA é significante e pode trazer o aprimoramento das aulas para que o indivíduo com surdez aprenda de forma mais facilitada, mediante sua necessidade de aprendizagem, conseguindo êxito em sua formação.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/futuroeducpesqutrans-024


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Suênia Cavalcante Pereira Gonçalves, Ilane Ferreira Cavalcante

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Suênia Cavalcante Pereira Gonçalves
  • Ilane Ferreira Cavalcante