Tecnologias Assistivas para a Educação de Alunos com surdez
Palavras-chave:
Educação inclusiva, Educação dos surdos, Educação Profissional, Práticas PedagógicasResumo
O indivíduo com surdez, em sua formação, seja ela de qualquer nível de escolaridade, profissional/tecnológica ou acadêmica, necessita de práticas pedagógicas inclusivas; de aulas adaptadas e materiais didáticos voltados para suas necessidades de aprendizagem para, assim, conseguir se desenvolver cognitivamente e de forma significativa, uma vez que a absorção do conhecimento por ele se dá através de sua percepção visual-gestual, diferentemente dos ouvintes que a tem visual-auditiva. A presente pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, analisou o uso e as contribuições dos recursos de Tecnologias Assistivas - TA na educação dos surdos no âmbito escolar, acadêmico e na educação profissional e tecnológica, nos trabalhos acadêmicos, nos periódicos do Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, a fim de investigar quantos e quais recursos de TA foram utilizados, assim como seus respectivos métodos para potencializar a aprendizagem desses sujeitos. Um total de cinquenta e cinco pesquisas foram encontradas por meio dos descritores “tecnologias assistivas” e “surdez”, no entanto, apenas quatorze delas realizaram, de forma direta, pesquisas e/ou experimentos com surdos, e são estas as que foram selecionadas e apresentadas aqui. Para tanto, foi contextualizado o conceito de recursos de TA; uma reflexão sobre a educação profissional e tecnológica inclusiva, visando o mundo do trabalho; como também, um breve detalhamento sobre a percepção de aprendizagem do sujeito surdo. Isto, para demonstrar que o uso dos recursos de TA é significante e pode trazer o aprimoramento das aulas para que o indivíduo com surdez aprenda de forma mais facilitada, mediante sua necessidade de aprendizagem, conseguindo êxito em sua formação.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Suênia Cavalcante Pereira Gonçalves, Ilane Ferreira Cavalcante

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.