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A história da memória: Narrativas de vida de estudantes egressos do Instituto Federal de Educação da Paraíba – Campus Picuí

Costa AJG;
Rocha AALT;
Faria ACDF;
Sá HCC;
Pina JHA;
Freire MMBO

Alexandre José Gonçalves Costa

Ana Angélica de Lucena Taveira Rocha

Ana Cláudia Dias de Fontes Faria

Hertha Cristina Carneiro Sá

José Hermano Almeida Pina

Madele Maria Barros de Oliveira Freire


Palavras-chave

Memória
história
IFPB
educação profissional e tecnológica

Resumo

A pesquisa realizou entrevistas audiovisuais semiestruturadas com ex-estudantes do IFPB-Campus Picuí, que ingressaram (e se formaram) nos cursos Superior de Agroecologia, Integrado de Manutenção e Suporte em Informática e de Edificações, e Subsequente de Mineração, em 2011, já na sede definitiva do Campus, no bairro Cenecista. Criado pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, o Campus inseriu-se no contexto da orientação da política federal para a educação técnica e tecnológica no sentido de sua ampliação, em sintonia com as necessidades locais e ênfase na pesquisa e extensão. As entrevistas, com registro audiovisual, objetivaram conhecer a percepção que os entrevistados têm de sua trajetória de vida e da importância provocada pela passagem pelo Instituto em sua história individual; como percebiam em 2021 sua relação, enquanto ex-estudantes, com uma escola que já deu importantes passos em sua consolidação e com os outros sujeitos dessa história; a concepção que possuem do que deve ser um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, e mais especificamente, em uma região como a do Seridó-Curimataú; saber de suas estratégias de inserção e das dificuldades enfrentadas na comunidade; ouvir sobre como as suas vivências discentes, os laços de sociabilidade em Picuí, afetaram e atravessam suas trajetórias pessoais e profissionais. Metodologicamente, a pesquisa se embasou nos procedimentos próprios à História Oral. Cabe-nos dar voz àqueles e àquelas que foram os primeiros estudantes a compartilhar a sede definitiva da Instituição e saber dos impactos que aquela passagem trouxe à vida de cada um, e ouvir como a memória reconstrói hoje a visão – a representação – que construíram de si e do instituto quando estudantes.

DOI:https://doi.org/10.56238/futuroeducpesqutrans-015


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Copyright (c) 2023 Alexandre José Gonçalves Costa, Ana Angélica de Lucena Taveira Rocha, Ana Cláudia Dias de Fontes Faria, Hertha Cristina Carneiro Sá, José Hermano Almeida Pina, Madele Maria Barros de Oliveira Freire

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  • Alexandre José Gonçalves Costa
  • Ana Angélica de Lucena Taveira Rocha
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