Os desafios da inclusão das crianças com Transtorno do Espectro Autista na educação infantil em escolas brasileiras
Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, educação infantil, inclusãoResumo
O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento, onde há comprometimento na comunicação, na linguagem e no comportamento social, acompanhado de comportamentos restritos e repetitivos. Este trabalho teve como objetivo analisar o processo de inclusão de crianças com TEA na educação infantil nas escolas brasileiras. A presente pesquisa foi de natureza aplicada com objetivo exploratório. Quanto à natureza dos dados, foi de caráter qualitativo. As técnicas para obtenção de dados e informações utilizadas foram a de questionário e pesquisa bibliográfica. Para analisar a temática, foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos científicos e livros com até 10 anos de publicação, para contextualizar o tema e resgatar conceitos já existentes na literatura. Posteriormente, houve a aplicação de um questionário com 6 professores que lecionassem para alunos com TEA, sendo 3 da rede pública e 3 da rede particular de ensino. Identifica-se que a falta de adaptação de material, falta de preparo da equipe escola e a falta de recursos humanos e materiais são os maiores desafios para a inclusão alunos com TEA na educação do ensino infantil.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gabriella Espigares, Cintia Nazare Madeira Sanchez

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.