Abstract
O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento, onde há comprometimento na comunicação, na linguagem e no comportamento social, acompanhado de comportamentos restritos e repetitivos. Este trabalho teve como objetivo analisar o processo de inclusão de crianças com TEA na educação infantil nas escolas brasileiras. A presente pesquisa foi de natureza aplicada com objetivo exploratório. Quanto à natureza dos dados, foi de caráter qualitativo. As técnicas para obtenção de dados e informações utilizadas foram a de questionário e pesquisa bibliográfica. Para analisar a temática, foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos científicos e livros com até 10 anos de publicação, para contextualizar o tema e resgatar conceitos já existentes na literatura. Posteriormente, houve a aplicação de um questionário com 6 professores que lecionassem para alunos com TEA, sendo 3 da rede pública e 3 da rede particular de ensino. Identifica-se que a falta de adaptação de material, falta de preparo da equipe escola e a falta de recursos humanos e materiais são os maiores desafios para a inclusão alunos com TEA na educação do ensino infantil.
DOI:https://doi.org/10.56238/futuroeducpesqutrans-013