Análise da participação e desistência dos estudantes no curso de licenciatura em matemática do IFC sombrio: Uma abordagem do ponto de vista dos alunos
Palavras-chave:
Educação, Universidade, Institutos FederaisResumo
A evasão do curso de licenciatura de matemática no Instituto Federal Catarinense campus Sombrio situado no sul do Estado de Santa Catarina, na região sul do Brasil é elevada. Em um primeiro momento contextualizaremos a trajetória e formação do ensino superior. Diante de uma pesquisa qualitativa desenvolvemos esse ensaio que tem como objetivo geral. Compreender a formação e evasão dos estudantes do Instituto Federal Catarinense campus Sombrio na perspectiva dos discentes. Os motivos específicos: Contextualizar a trajetória do ensino superior no Brasil; Apresentar a formação de professores na licenciatura de matemática; entender os motivos de evasão dos estudantes. Nosso referencial teórico será Gramsci, Saviani, Cauí, Ciavata, Ramos, para entender a formação técnica e politécnica e para entender a formação de professores de matemática discutiremos com Oliveira, Bonato e Melo, Rodrigues, Cury e Gomes e Rego. Concluímos após os resultados que a falta de tempo e a precária formação básica são responsável por 75% da evasão dos acadêmicos.
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Copyright (c) 2023 Clarice Vaz dos Santos Arbelo, Cleber Luiz Damin Ferro, Darc Ionice Feijó da Rocha, Edvanderson Ramalho dos Santos, Giovani Felipe, Joedio Borges Junior, Luí Fellippe da Silva Bellincantta Mollossi, Sabrina Mendes Boeira

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