Análise da participação e desistência dos estudantes no curso de licenciatura em matemática do IFC sombrio: Uma abordagem do ponto de vista dos alunos

Authors

  • Clarice Vaz dos Santos Arbelo
  • Cleber Luiz Damin Ferro
  • Darc Ionice Feijó da Rocha
  • Edvanderson Ramalho dos Santos
  • Giovani Felipe
  • Joedio Borges Junior
  • Luí Fellippe da Silva Bellincantta Mollossi
  • Sabrina Mendes Boeira

Keywords:

Educação, Universidade, Institutos Federais

Abstract

A evasão do curso de licenciatura de matemática no Instituto Federal Catarinense campus Sombrio situado no sul do Estado de Santa Catarina, na região sul do Brasil é elevada. Em um primeiro momento contextualizaremos a trajetória e formação do ensino superior. Diante de uma pesquisa qualitativa desenvolvemos esse ensaio que tem como objetivo geral. Compreender a formação e evasão dos estudantes do Instituto Federal Catarinense campus Sombrio na perspectiva dos discentes. Os motivos específicos: Contextualizar a trajetória do ensino superior no Brasil; Apresentar a formação de professores na licenciatura de matemática; entender os motivos de evasão dos estudantes. Nosso referencial teórico será Gramsci, Saviani, Cauí, Ciavata, Ramos,  para entender a formação técnica e politécnica e para entender a formação de professores de matemática discutiremos com Oliveira, Bonato e Melo, Rodrigues, Cury e Gomes e Rego. Concluímos após os resultados que a falta de tempo e a precária formação básica são responsável por 75% da evasão dos acadêmicos.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/futuroeducpesqutrans-004

Published

2023-08-25

How to Cite

Análise da participação e desistência dos estudantes no curso de licenciatura em matemática do IFC sombrio: Uma abordagem do ponto de vista dos alunos. (2023). Seven Editora. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/2457