Resumo
O presente artigo analisa e descreve a influência das
competências midiáticas com habilidade de identificar
as “Fake News”. Enfatiza o quanto é primordial
compreender o grande impacto que as famosas
notícias falsas estão desencadeando nos tempos atuais.
Além disso, destaca que o docente ainda deve
desenvolver uma prática pedagógica voltada para a
alfabetização midiática, com o propósito de combater
qualquer tipo de notícia inverídica. Diante disso, esta
pesquisa tem como objetivo apresentar as
possibilidades para que os estudantes desenvolvam um
senso crítico de modo a analisar todas as informações
que o cercam. Metodologicamente está pesquisa
desenvolveu-se por meio da pesquisa bibliográfica
com abordagem qualitativa e exploratória, a partir de
Faustino (2010), Rais (2020), Rodrigues (2022) e
Valente (2014), foi possível concluir a importância da
educação midiática para o combate da desinformação
sendo necessário avaliar todas as informações antes de
compartilhar, bem como refletir sobre o impacto que
tais “fake News” ocasionam.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016-002