Análise das fake news na era da educação midiática

Autores

  • Geraldine Leal Martin Almeida
  • Mileisy de Oliveira Lima
  • Advanusia Santos Silva de Oliveira
  • Alexandre Meneses Chagas

Palavras-chave:

Educação Midiática, Cultura digital, Fake News, Processo educativo

Resumo

O presente artigo analisa e descreve a influência das
competências midiáticas com habilidade de identificar
as “Fake News”. Enfatiza o quanto é primordial
compreender o grande impacto que as famosas
notícias falsas estão desencadeando nos tempos atuais.
Além disso, destaca que o docente ainda deve
desenvolver uma prática pedagógica voltada para a
alfabetização midiática, com o propósito de combater
qualquer tipo de notícia inverídica. Diante disso, esta
pesquisa tem como objetivo apresentar as
possibilidades para que os estudantes desenvolvam um
senso crítico de modo a analisar todas as informações
que o cercam. Metodologicamente está pesquisa
desenvolveu-se por meio da pesquisa bibliográfica
com abordagem qualitativa e exploratória, a partir de
Faustino (2010), Rais (2020), Rodrigues (2022) e
Valente (2014), foi possível concluir a importância da
educação midiática para o combate da desinformação
sendo necessário avaliar todas as informações antes de
compartilhar, bem como refletir sobre o impacto que
tais “fake News” ocasionam.

 

DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016-002

Publicado

2023-01-17

Como Citar

Almeida, G. L. M., Lima, M. de O., Oliveira, A. S. S. de, & Chagas, A. M. (2023). Análise das fake news na era da educação midiática. Seven Editora, 11–20. Recuperado de https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/19

Seção

Articles