Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

Análise das fake news na era da educação midiática

Almeida GLM;
Lima MO;
Oliveira ASS;
Chagas AM

Geraldine Leal Martin Almeida

Mileisy de Oliveira Lima

Advanusia Santos Silva de Oliveira

Alexandre Meneses Chagas


Keywords

Educação Midiática
Cultura digital
Fake News
Processo educativo

Abstract

O presente artigo analisa e descreve a influência das
competências midiáticas com habilidade de identificar
as “Fake News”. Enfatiza o quanto é primordial
compreender o grande impacto que as famosas
notícias falsas estão desencadeando nos tempos atuais.
Além disso, destaca que o docente ainda deve
desenvolver uma prática pedagógica voltada para a
alfabetização midiática, com o propósito de combater
qualquer tipo de notícia inverídica. Diante disso, esta
pesquisa tem como objetivo apresentar as
possibilidades para que os estudantes desenvolvam um
senso crítico de modo a analisar todas as informações
que o cercam. Metodologicamente está pesquisa
desenvolveu-se por meio da pesquisa bibliográfica
com abordagem qualitativa e exploratória, a partir de
Faustino (2010), Rais (2020), Rodrigues (2022) e
Valente (2014), foi possível concluir a importância da
educação midiática para o combate da desinformação
sendo necessário avaliar todas as informações antes de
compartilhar, bem como refletir sobre o impacto que
tais “fake News” ocasionam.

 

DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016-002


Author(s)

  • Geraldine Leal Martin Almeida
  • Mileisy de Oliveira Lima
  • Advanusia Santos Silva de Oliveira
  • Alexandre Meneses Chagas