Resumo
A formação de professores(as) mediadores(as) para atuarem na modalidade EAD envolve uma série de etapas que vão desde a avaliação do perfil e currículo, ao conhecimento diante da área de concentração do curso, à compreensão desta modalidade de ensino, chegando à avaliação do processo formativo e definição de atribuições e modelo de interação de professores(as) mediadores(as). O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia na formação de professores(as) mediadores(as) para a oferta do curso de Qualificação do Cuidado às pessoas com sobrepeso e obesidade na Atenção Básica do estado da Bahia, em modalidade EAD em Saúde. A construção do modelo do template do Curso, a metodologia de formação de professores(as) mediadores(as) e a experiência e avaliação do processo formativo, realizado em 2021, foi edificada por 08 membros da Comissão de formação e vivenciada por 09 professores(as) mediadores(as), num período de 06 meses. Os encontros virtuais, semanais/quinzenais, ocorreram no Moodle/AVA, com a participação de convidados(as), estruturados com momentos de ambientação, apresentação do tema, discussão ampliada, levantamento e sistematização dos principais pontos debatidos e apresentação de proposta de atividade e encerramento. Inicialmente, após seleção de 10 professores(as) mediadores(as), entre desistências e trocas, foi feito um levantamento sobre temas relevantes ao processo formativo e necessários para o alinhamento de concepções teóricas que fundamentam o curso. A formação aconteceu em meio à pandemia do COVID-19 e, neste contexto, todos os 40 encontros realizados aconteceram em modalidade virtual. Tendo sido esta formação pensada para um curso de qualificação do cuidado às pessoas com obesidade, o desafio alcançado, para além do desenvolvimento das habilidades e competências necessárias ao papel do(da) professor(a) mediador(a), foi a construção de um lastro científico e pedagógico para ampliar a compreensão destes(as) profissionais no que tange a construção de novas narrativas para este fenômeno complexo e multifatorial.
DOI:https://doi.org/10.56238/ciesaudesv1-091