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Formação de professores(as) mediadores(as) para EaD em saúde: Um relato de experiência

Magalhães CG;
Reis ABC;
Gomes IR;
Leal LC;
Cordeiro MF;
Santos VM;
Machado VC;
Martins PC;
Silva LA;
Santana MLP

Carolina Gusmão Magalhães

Amélia Borba Costa Reis

Indira Ramos Gomes

Lucineide da Conceição Leal

Márcia de Freitas Cordeiro

Verena Macedo Santos

Virgínia Campos Machado

Poliana Cardoso Martins

Lígia Amparo-Santos da Silva

Mônica Leila Portela de Santana


Abstract

A formação de professores(as) mediadores(as) para atuarem na modalidade EAD envolve uma série de etapas que vão desde a avaliação do perfil e currículo, ao conhecimento diante da área de concentração do curso, à compreensão desta modalidade de ensino, chegando à avaliação do processo formativo e definição de atribuições e modelo de interação de professores(as) mediadores(as). O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia na formação de professores(as) mediadores(as) para a oferta do curso de Qualificação do Cuidado às pessoas com sobrepeso e obesidade na Atenção Básica do estado da Bahia, em modalidade EAD em Saúde. A construção do modelo do template do Curso, a metodologia de formação de professores(as) mediadores(as) e a experiência e avaliação do processo formativo, realizado em 2021, foi edificada por 08 membros da Comissão de formação e vivenciada por 09 professores(as) mediadores(as), num período de 06 meses. Os encontros virtuais, semanais/quinzenais, ocorreram no Moodle/AVA, com a participação de convidados(as), estruturados com momentos de ambientação, apresentação do tema, discussão ampliada, levantamento e sistematização dos principais pontos debatidos e apresentação de proposta de atividade e encerramento. Inicialmente, após seleção de 10 professores(as) mediadores(as), entre desistências e trocas, foi feito um levantamento sobre temas relevantes ao processo formativo e necessários para o alinhamento de concepções teóricas que fundamentam o curso. A formação aconteceu em meio à pandemia do COVID-19 e, neste contexto, todos os 40 encontros realizados aconteceram em modalidade virtual. Tendo sido esta formação pensada para um curso de qualificação do cuidado às pessoas com obesidade, o desafio alcançado, para além do desenvolvimento das habilidades e competências necessárias ao papel do(da) professor(a) mediador(a), foi a construção de um lastro científico e pedagógico para ampliar a compreensão destes(as) profissionais no que tange a construção de novas narrativas para este fenômeno complexo e multifatorial.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/ciesaudesv1-091


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Carolina Gusmão Magalhães , Amélia Borba Costa Reis , Indira Ramos Gomes , Lucineide da Conceição Leal , Márcia de Freitas Cordeiro , Verena Macedo Santos , Virgínia Campos Machado, Poliana Cardoso Martins , Lígia Amparo-Santos da Silva, Mônica Leila Portela de Santana

Author(s)

  • Carolina Gusmão Magalhães
  • Amélia Borba Costa Reis
  • Indira Ramos Gomes
  • Lucineide da Conceição Leal
  • Márcia de Freitas Cordeiro
  • Verena Macedo Santos
  • Virgínia Campos Machado
  • Poliana Cardoso Martins
  • Lígia Amparo-Santos da Silva
  • Mônica Leila Portela de Santana