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“O aluno tirou sete na prova”, “o professor me deu sete na prova”: Métodos avaliativos do Brasil, ressignificando a base do processo de ensino-aprendizagem

Sena MCC;
Leite CB;
Ferreira FRS;
Silva CSF;
Silva CAF;
Silva MALB;
Oyátòsín YA

Micheline da Cruz Costa Sena

Cecília Bezerra Leite

Francisco Renato Silva Ferreira

Cícera Simone Ferreira Silva

Cícera Angélica Ferreira Silva

Maria Arnalda Lima Belo Silva

Yohana Alencar Oyátòsín


Palavras-chave

Métodos avaliativos
Processo de ensino-aprendizagem
Competências socioemocionais
Relação pedagógica

Resumo

A avaliação que ao invés de ser um instrumento com o potencial de evidenciar como se deu o processo de ensino-aprendizagem, na verdade serve apenas de caráter punitivo e classificatório dos alunos. Diante disso, esta discussão tem como objetivo é o de realizar uma análise sobre a qualidade do processo de ensino aprendizagem por meio dos métodos avaliativos nas instituições de ensino superior (IES). Para tal elencamos como objetivos específicos: discorrer sobre a qualidade da educação no ensino superior no Brasil; explanar sobre o processo avaliativo no país e discutir sobre os possíveis impactos emocionais que tais métodos avaliativos podem estar causando na relação dos discentes com o seu processo de aprendizagem e na falta de competências necessárias para a formação enquanto cidadãos. Tratou-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa e tendo a revisão de literatura o meio que fundamentou o percurso metodológico do presente estudo. Questionar os métodos avaliativos é uma forma de retratar a realidade da educação não só do ensino superior, mas de todo o sistema de ensino, nesse processo evidenciamos não só a relação entre aluno e professor envolvendo a atribuição de uma nota, mas os processos socioemocionais que perpassam essa relação, bem como o cotidiano da sala de aula que deveria representar a concretização de todos os esforço do sistema de educação, na verdade é um momento segregado do todo, não se vê essa articulação entre os atores da educação, da política e da comunidade.     

 

DOI:https://doi.org/10.56238/tecavanaborda-022


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Copyright (c) 2023 Micheline da Cruz Costa Sena, Cecília Bezerra Leite, Francisco Renato Silva Ferreira, Cícera Simone Ferreira Silva, Cícera Angélica Ferreira Silva, Maria Arnalda Lima Belo Silva, Yohana Alencar Oyátòsín

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  • Micheline da Cruz Costa Sena
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