“O aluno tirou sete na prova”, “o professor me deu sete na prova”: Métodos avaliativos do Brasil, ressignificando a base do processo de ensino-aprendizagem
Palavras-chave:
Métodos avaliativos, Processo de ensino-aprendizagem, Competências socioemocionais, Relação pedagógicaResumo
A avaliação que ao invés de ser um instrumento com o potencial de evidenciar como se deu o processo de ensino-aprendizagem, na verdade serve apenas de caráter punitivo e classificatório dos alunos. Diante disso, esta discussão tem como objetivo é o de realizar uma análise sobre a qualidade do processo de ensino aprendizagem por meio dos métodos avaliativos nas instituições de ensino superior (IES). Para tal elencamos como objetivos específicos: discorrer sobre a qualidade da educação no ensino superior no Brasil; explanar sobre o processo avaliativo no país e discutir sobre os possíveis impactos emocionais que tais métodos avaliativos podem estar causando na relação dos discentes com o seu processo de aprendizagem e na falta de competências necessárias para a formação enquanto cidadãos. Tratou-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa e tendo a revisão de literatura o meio que fundamentou o percurso metodológico do presente estudo. Questionar os métodos avaliativos é uma forma de retratar a realidade da educação não só do ensino superior, mas de todo o sistema de ensino, nesse processo evidenciamos não só a relação entre aluno e professor envolvendo a atribuição de uma nota, mas os processos socioemocionais que perpassam essa relação, bem como o cotidiano da sala de aula que deveria representar a concretização de todos os esforço do sistema de educação, na verdade é um momento segregado do todo, não se vê essa articulação entre os atores da educação, da política e da comunidade.
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