Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

A produção de animações e o ensino de saúde mental na escola: Perspectivas e limitações

Anjos EC;
Martins FIBB

Emanuel Carlos dos Anjos

Francy Izanny de Brito Barbosa Martins


Resumo

Os casos de transtornos mentais estão cada vez mais presentes entre crianças e adolescentes brasileiros. Muito tem se discutido sobre maneiras de promover saúde mental e prevenir as doenças da mente e um dos caminhos mais propícios para isso é através da educação, com propostas pedagógicas que abordem a saúde mental na escola. Este artigo traz a experiência de um trabalho de conclusão de curso com produção de animações, discutindo a eficiência dessa proposta para o ensino dos transtornos da mente mais conhecidos, a partir de conhecimentos prévios dos estudantes. Desse modo, a pesquisa foi caracterizada de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, e teve como objetivo analisar os limites e as potencialidades da produção de animações como estratégia metodológica para a aprendizagem de conteúdos sobre saúde mental na escola. Ela teve como lócus a Escola Estadual Santa Luzia, localizada na cidade de Vera Cruz/RN, e foi realizada com alunos do 6° Ano do Ensino Fundamental. A análise dos dados revelou que houve aprendizado significativo por meio da reelaboração de conceitos mais complexos e com definições mais próximas das definições científicas. A proposta promoveu um trabalho coletivo, com estudantes ativos e protagonistas na elaboração e produção das animações, o que proporciona habilidades sociais e emocionais que promovem o desenvolvimento das competências socioemocionais, aquisição determinante para a formação de indivíduos resilientes e emocionalmente saudáveis.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/cienciasaudeestuepesv1-066


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Emanuel Carlos dos Anjos , Francy Izanny de Brito Barbosa Martins

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Emanuel Carlos dos Anjos
  • Francy Izanny de Brito Barbosa Martins