Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

A produção de animações e o ensino de saúde mental na escola: Perspectivas e limitações

Anjos EC;
Martins FIBB

Emanuel Carlos dos Anjos

Francy Izanny de Brito Barbosa Martins


Keywords

Animações
Ensino
Saúde mental
Competências socioemocionais

Abstract

Os casos de transtornos mentais estão cada vez mais presentes entre crianças e adolescentes brasileiros. Muito tem se discutido sobre maneiras de promover saúde mental e prevenir as doenças da mente e um dos caminhos mais propícios para isso é através da educação, com propostas pedagógicas que abordem a saúde mental na escola. Este artigo traz a experiência de um trabalho de conclusão de curso com produção de animações, discutindo a eficiência dessa proposta para o ensino dos transtornos da mente mais conhecidos, a partir de conhecimentos prévios dos estudantes. Desse modo, a pesquisa foi caracterizada de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, e teve como objetivo analisar os limites e as potencialidades da produção de animações como estratégia metodológica para a aprendizagem de conteúdos sobre saúde mental na escola. Ela teve como lócus a Escola Estadual Santa Luzia, localizada na cidade de Vera Cruz/RN, e foi realizada com alunos do 6° Ano do Ensino Fundamental. A análise dos dados revelou que houve aprendizado significativo por meio da reelaboração de conceitos mais complexos e com definições mais próximas das definições científicas. A proposta promoveu um trabalho coletivo, com estudantes ativos e protagonistas na elaboração e produção das animações, o que proporciona habilidades sociais e emocionais que promovem o desenvolvimento das competências socioemocionais, aquisição determinante para a formação de indivíduos resilientes e emocionalmente saudáveis.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/cienciasaudeestuepesv1-066


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Emanuel Carlos dos Anjos , Francy Izanny de Brito Barbosa Martins

Author(s)

  • Emanuel Carlos dos Anjos
  • Francy Izanny de Brito Barbosa Martins