Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contacto

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contacto principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contacto de soporte
  • contato@sevenevents.com.br

INOVAÇÃO E TRADIÇÃO: O ENSINO NO CNF/FGV E A PEDAGOGIA HERBARTIANA “REENCARNADA”

Pablo Silva Machado Bispo dos Santos

Adílio Jorge Marques


Resumen

Este estudo analisa a experiência educacional do Colégio Nova Friburgo (CNF) da Fundação Getúlio Vargas, examinando a relação entre o Método de Unidades Didáticas e a Pedagogia Herbartiana. A pesquisa se baseia em obras de Irene Mello Carvalho (1969, 1988) que documentam a história do CNF. A análise crítica revela que, apesar de ser apresentado como inovador, o método retoma princípios da Pedagogia Herbartiana, como os “passos da instrução formal”.  O estudo destaca a complexa relação entre inovação e tradição no contexto educacional do CNF, demonstrando a influência persistente de modelos pedagógicos tradicionais.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.001-034 


Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2025 Pablo Silva Machado Bispo dos Santos, Adílio Jorge Marques

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Pablo Silva Machado Bispo dos Santos
  • Adílio Jorge Marques