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ANÁLISE MORFOMÉTRICA E PLANEJAMENTO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM EDUCATIVA EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA PARA COMPREENSÃO DOS PROCESSOS GEOMORFOLÓGICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO ÁGUA DAS ARARAS, CORNÉLIO PROCÓPIO E SANTA MARIANA, PARANÁ, BRASIL

Campos RA;
Dias EA;
Mendes GHGI;
Suzuki JTF;
Nishikawa TFC;
de Araujo CG;
Todan IC

Ricardo Aparecido Campos

Elisa Aparecida Dias

Gabriela Helena Geraldo Issa Mendes

Juliana Telles Faria Suzuki

Taíse Ferreira da Conceição Nishikawa

Carla Gomes de Araujo

Isabela Camargo Todan


Resumen

O artigo desenvolve uma análise morfométrica detalhada da Bacia Hidrográfica do Córrego Água das Araras, situada nas regiões dos municípios de Cornélio Procópio e Santa Mariana, no Paraná. A investigação concentra-se na caracterização geomorfológica e nas dinâmicas dos processos que modelam a relevância e a rede de drenagem da bacia. A partir de métodos quantitativos como análise areal, linear, hipsométrica e de planejamento fluvial, a pesquisa visa esclarecer os fatores estruturais e os condicionantes ambientais que moldam a bacia. O estudo busca não apenas identificar o potencial natural e os aspectos de vulnerabilidade ambiental, mas também sugerir ações de gestão que possibilitem um planejamento territorial mais eficaz e sustentável. Este trabalho apresenta um importante recurso para futuras disciplinas em prol da preservação dos recursos hídricos, além de fortalecer a compreensão interdisciplinar sobre processos geomorfológicos e sua relevância para o desenvolvimento sustentável. Assim como a aplicação desses conhecimentos na educação ambiental, principalmente no Ensino de Geografia, Ciências e Matemática. Além disso, a análise morfométrica mostra uma ferramenta poderosa para o ensino interdisciplinar em Geografia, Ciências e Matemática, promovendo uma compreensão prática dos processos naturais e seus impactos. O estudo conclui enfatizando a relevância da bacia para a educação ambiental e a necessidade de políticas de conservação para garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos locais. O estudo conclui destacando a necessidade de políticas de preservação e a importância da bacia hidrográfica como recurso educativo para fomentar a conscientização ambiental.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.044-001

 


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Derechos de autor 2024 Ricardo Aparecido Campos, Elisa Aparecida Dias, Gabriela Helena Geraldo Issa Mendes, Juliana Telles Faria Suzuki, Taíse Ferreira da Conceição Nishikawa, Carla Gomes de Araujo, Isabela Camargo Todan

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