GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO MÉDICA EM RADIOLOGIA POR MEIO DO DIAGRADQUIZ PARA ENSINO DE PADRÕES PATOLÓGICOS DO PARÊNQUIMA PULMONAR
Palabras clave:
Gamification, Serious Game, DiagRadQuiz, Medical Education, RadiologyResumen
A presente pesquisa relata o processo de desenvolvimento e validação de um jogo digital do tipo quiz, composto de imagens radiológicas de doenças pulmonares, perguntas e respostas, videocast educativo, que permite ao usuário aprender de forma lúdica o diagnóstico inclusive da Covid-19, auxiliando a educação continuada de médicos em um momento crítico para a saúde pública no Brasil frente à pandemia de Covid-19, com aumento do número de casos e óbitos, com baixa disponibilidade de testes sorológicos, o conhecimento dos padrões tomográficos foi imperativo para o diagnóstico. O uso de serious games é uma estratégia para ofertar aprendizagem digital, integrada e motivadora, com flexibilidade de tempo e espaço para construção de saberes. Mediante o desenvolvimento uma ferramenta que apoia o uso de metodologias ativas na educação médica, com a criação de tecnologia digital móvel gamificada com aprendizagem imersiva (Game Based Learning), apresenta-se como problema de pesquisa: Qual o processo para criar e validar um serious game digital do tipo quiz para a aprendizagem dos padrões tomográficos pulmonares e diagnóstico por imagem no contexto da COVID-19? O DiagRadQuiz é um jogo criado em uma pesquisa de mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde, desenvolvido no período de 2019 a 2021. O jogo foi criado a partir de uma equipe multidisciplinar composta por uma médica especialista em radiologia e diagnóstico por imagem, uma pedagoga da área de tecnologias em saúde e um arquiteto com atuação em programação. Trata-se de um serious game para smartphones Android, que visa a avaliação de conhecimentos prévios e ensino de padrões patológicos do parênquima pulmonar definidos na tomografia computadorizada de tórax. O DiagRadQuiz foi validado por especialistas em tecnologia da informação (games) e médicos especialistas em radiologia. A totalidade dos avaliadores afirmou que indicaria o DiagRadQuiz como ferramenta pedagógica para o ensino de padrões patológicos na tomografia prevalentes nos serviços de Pronto Atendimento, inclusive Covid-19.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-007
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Maria Fernanda Sales Ferreira Caboclo Ribeiro, Gabriela Eyng Possolli, Marcelo Pereira Ribeiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.