Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO MÉDICA EM RADIOLOGIA POR MEIO DO DIAGRADQUIZ PARA ENSINO DE PADRÕES PATOLÓGICOS DO PARÊNQUIMA PULMONAR

Ribeiro MFSFC;
Possolli GE;
Ribeiro MP

Maria Fernanda Sales Ferreira Caboclo Ribeiro

Gabriela Eyng Possolli

Marcelo Pereira Ribeiro


Resumo

A presente pesquisa relata o processo de desenvolvimento e validação de um jogo digital do tipo quiz, composto de imagens radiológicas de doenças  pulmonares, perguntas e respostas, videocast educativo, que permite ao usuário aprender de forma lúdica o diagnóstico inclusive da Covid-19, auxiliando a educação continuada de médicos em um momento crítico para a saúde pública no Brasil frente à pandemia de Covid-19, com aumento do número de casos e óbitos, com baixa disponibilidade de testes sorológicos, o conhecimento dos padrões tomográficos foi imperativo para o diagnóstico. O uso de serious games é uma estratégia para ofertar aprendizagem digital, integrada e motivadora, com flexibilidade de tempo e espaço para construção de saberes. Mediante o desenvolvimento uma ferramenta que apoia o uso de metodologias ativas na educação médica, com a criação de tecnologia digital móvel gamificada com aprendizagem imersiva (Game Based Learning), apresenta-se como problema de pesquisa: Qual o processo para criar e validar um serious game digital do tipo quiz para a aprendizagem dos padrões tomográficos pulmonares e diagnóstico por imagem no contexto da COVID-19? O DiagRadQuiz é um jogo criado em uma pesquisa de mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde, desenvolvido no período de 2019 a 2021. O jogo foi criado a partir de uma equipe multidisciplinar composta por uma médica especialista em radiologia e diagnóstico por imagem, uma pedagoga da área de tecnologias em saúde e um arquiteto com atuação em programação. Trata-se de um serious game para smartphones Android, que visa a avaliação de conhecimentos prévios e ensino de padrões patológicos do parênquima pulmonar definidos na tomografia computadorizada de tórax. O DiagRadQuiz foi validado por especialistas em tecnologia da informação (games) e médicos especialistas em radiologia. A totalidade dos avaliadores afirmou que indicaria o DiagRadQuiz como ferramenta pedagógica para o ensino de padrões patológicos na tomografia prevalentes nos serviços de Pronto Atendimento, inclusive Covid-19.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-007

 


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Maria Fernanda Sales Ferreira Caboclo Ribeiro, Gabriela Eyng Possolli, Marcelo Pereira Ribeiro

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Maria Fernanda Sales Ferreira Caboclo Ribeiro
  • Gabriela Eyng Possolli
  • Marcelo Pereira Ribeiro