PRÁTICAS DOCENTES COLABORATIVAS: UMA ANÁLISE À LUZ DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores/as

  • Ana Lucila Ribeiro Dantas Fagundes
  • Andrea Brandão Locatelli
  • Débora Brumatti Coutinho Messias
  • Eloisa dos Santos Rosa
  • Fabiana Ferreira Pinheiro
  • Fernanda da Silva Viana
  • Mariana dos Santos Albuquerque
  • Simone Santos Lopes Oliveira

Palabras clave:

Historical-cultural, Deafness, Field, Apprenticeship

Resumen

Este artigo inicialmente publicado na revista Contribuciones a Las Ciencias Sociales, aborda a inclusão escolar sob a ótica da Teoria Histórico-Cultural de Lev Vygotsky, em busca de oferecer subsídios teóricos para a compreensão da relação entre aprendizagem e o desenvolvimento da linguagem ao relacionar as interlocuções com uma prática pedagógica na escola pública capixaba. Destaca a Conferência Mundial de Educação para Todos, que defende a inclusão escolar, e as medidas legais, como a Lei nº 10.436/02, que objetiva garantir a todos o acesso e participação escolar. A pesquisa, realizada através da metodologia participativa, relata a experiência com uma estudante surda e sua turma multisseirada, em uma escola de assentamento, localizada no estado do Espírito Santo, Brasil. Evidencia a importância do trabalho colaborativo entre professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), do ensino regular e intérprete de Libras para promover o desenvolvimento psíquico dos estudantes em significar o cultural e o social. Reafirma a relevância da escola como espaço de aprendizado e mediação no processo de hominização.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.031-062

 

Publicado

2024-11-12

Cómo citar

Fagundes, A. L. R. D., Locatelli, A. B., Messias, D. B. C., Rosa, E. dos S., Pinheiro, F. F., Viana, F. da S., … Oliveira, S. S. L. (2024). PRÁTICAS DOCENTES COLABORATIVAS: UMA ANÁLISE À LUZ DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL . Seven Editora, 1050–1063. Recuperado a partir de https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/6000