Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contacto

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contacto principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contacto de soporte
  • contato@sevenevents.com.br

PRÁTICAS DOCENTES COLABORATIVAS: UMA ANÁLISE À LUZ DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

Fagundes ALRD;
Locatelli AB;
Messias DBC;
Rosa ES;
Pinheiro FF;
Viana FS;
Albuquerque MS;
Oliveira SSL

Ana Lucila Ribeiro Dantas Fagundes

Andrea Brandão Locatelli

Débora Brumatti Coutinho Messias

Eloisa dos Santos Rosa

Fabiana Ferreira Pinheiro

Fernanda da Silva Viana

Mariana dos Santos Albuquerque

Simone Santos Lopes Oliveira


Resumen

Este artigo inicialmente publicado na revista Contribuciones a Las Ciencias Sociales, aborda a inclusão escolar sob a ótica da Teoria Histórico-Cultural de Lev Vygotsky, em busca de oferecer subsídios teóricos para a compreensão da relação entre aprendizagem e o desenvolvimento da linguagem ao relacionar as interlocuções com uma prática pedagógica na escola pública capixaba. Destaca a Conferência Mundial de Educação para Todos, que defende a inclusão escolar, e as medidas legais, como a Lei nº 10.436/02, que objetiva garantir a todos o acesso e participação escolar. A pesquisa, realizada através da metodologia participativa, relata a experiência com uma estudante surda e sua turma multisseirada, em uma escola de assentamento, localizada no estado do Espírito Santo, Brasil. Evidencia a importância do trabalho colaborativo entre professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), do ensino regular e intérprete de Libras para promover o desenvolvimento psíquico dos estudantes em significar o cultural e o social. Reafirma a relevância da escola como espaço de aprendizado e mediação no processo de hominização.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.031-062

 


Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2024 Ana Lucila Ribeiro Dantas Fagundes, Andrea Brandão Locatelli, Débora Brumatti Coutinho Messias, Eloisa dos Santos Rosa, Fabiana Ferreira Pinheiro, Fernanda da Silva Viana, Mariana dos Santos Albuquerque, Simone Santos Lopes Oliveira

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Ana Lucila Ribeiro Dantas Fagundes
  • Andrea Brandão Locatelli
  • Débora Brumatti Coutinho Messias
  • Eloisa dos Santos Rosa
  • Fabiana Ferreira Pinheiro
  • Fernanda da Silva Viana
  • Mariana dos Santos Albuquerque
  • Simone Santos Lopes Oliveira