Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contacto

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contacto principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contacto de soporte
  • contato@sevenevents.com.br

Os desafios para a formação na modalidade de ensino de jovens e adultos: Em evidência a percepção dos docentes de Belo Horizonte

da Silva LV

Leila Vaz da Silva


Resumen

Esta pesquisa teve por objetivo identificar os desafios para a conclusão do processo formativo de alunos matriculados no Programa de Educação para jovens e adultos, considerando a percepção dos docentes, em escolas de Belo Horizonte. Para fundamentação teórica do estudo foram expostos os processos que buscam legitimar o cerne e a evolução do ensino de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, bem como apresentar a trajetória histórica dessa modalidade de ensino, tendo por referência os trabalhos de Haddad (2.000); DI Pierro; Joia, Ribeiro, (2.001); os marcos legais disponibilizados pelo MEC (2003); além da caracterização do perfil desses estudantes baseado nos dados do Censo da Educação Básica (2.020). A estratégia metodológica adotou quanto a natureza, pesquisa aplicada com abordagem quantitativa, sendo classificada como descritiva, com técnica de estudo de caso. Os resultados apontam que os alunos do EJA são trabalhadores que estudam e que os principais desafios para conclusão do processo formativo consistem em conciliar trabalho e estudo; cansaço; adaptação a heterogeneidade das turmas; a estrutura das salas; e foco decorrente de outras preocupações. O estudo poderá contribuir com o desenvolvimento de estratégias de políticas educacionais com foco na redução da evasão nessa modalidade de ensino.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.015-001


Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2024 Leila Vaz da Silva

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Leila Vaz da Silva