Adoecimento mental de docentes no contexto da pandemia: Uma experiência em saúde do trabalhador
Palabras clave:
Sofrimento Psíquico, Saúde do Trabalhador, Professor do Ensino SuperiorResumen
O objetivo do presente trabalho é descrever uma experiência de gestão do cuidado em saúde do trabalhador, com base no acolhimento às situações de adoecimento mental de docentes durante o período de pandemia da COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo, tipo Relato de Experiência, a partir dos atendimentos realizados pela enfermeira, gestora de um programa institucional destinado a atender às demandas por perícia médica, durante os anos de 2020 e 2021. O programa faz parte das ações em saúde do trabalhador da área de Recursos Humanos de uma universidade pública, localizada na Bahia. A universidade conta com 1.151 servidores do quadro permanente, sendo 780 na função de docentes. A experiência deu-se através do acompanhamento de docentes durante o período de licença por adoecimento mental, que individualmente são acolhidos, orientados e informados sobre o processo de Licença para Tratamento de Saúde. Os resultados apontam que a gestão do cuidado realizada pela enfermeira nesses casos não é só direcionada a orientar e informar, mas também acolher o docente em sofrimento e adoecimento psíquico com escuta qualificada - tecnologia indispensável na perspectiva desse cuidado, tendo a empatia como ferramenta do processo, que busca construção de vínculo, produção de acolhimento, respeito à diversidade e à singularidade no encontro dos sujeitos. Nos acolhimentos, os sentimentos experimentados pelos docentes em sofrimento psíquico nesse período pandêmico foram de medo, angústia e insegurança. O impacto das medidas sanitárias, principalmente o distanciamento e isolamento social, somado às circunstâncias do trabalho remoto foi fator contributivo para o desencadeamento de situações de sofrimento psíquico. Algumas ações institucionais foram realizadas para dirimir essas e outras vulnerabilidades docentes. Foi possível, assim, perceber o quanto o suporte institucional foi indispensável na gestão do cuidado ao docente em sofrimento psíquico que demandou Licença para Tratamento de Saúde, de modo que ele pudesse dedicar toda atenção para o restabelecimento de seu equilíbrio biopsicossocial. Reafirmando-se assim, que o acolhimento é um dos instrumentos eficazes para a reabilitação psicossocial. Por meio dele, as pessoas em adoecimento mental podem expor aos profissionais de saúde suas angústias e necessidades, tornando-se um momento de criação de vínculo, confiabilidade, aceitação e até mesmo esperança.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Karoline do Rosário Nascimento, Rafael Brandão da Silva, João Luis Almeida da Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.